Cruzeiro com casos de Covid-19 vai seguir viagem após ser barrado em Balneário Camboriú

Passageiros da embarcação foram impedidos de desembarcar após confirmação de pelo menos 14 casos de Covid-19

O cruzeiro Splendida, que deveria desembarcar em Balneário Camboriú nesta terça-feira (28) e foi barrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), deixou a cidade após autorização do órgão nacional, emitida ainda na terça.

Cruzeiro com casos de Covid-19 vai seguir viagem normal após ser barrado em Balneário Camboriú – Foto: Divulgação MSCCruzeiro com casos de Covid-19 vai seguir viagem normal após ser barrado em Balneário Camboriú – Foto: Divulgação MSC

O itinerário do MSC Splendida não teve mais alteração, segundo a MSC Cruzeiros, e agora o navio segue para Ilhabela, em São Paulo, e, dia 31, para a Baía de Copacabana para o Réveillon.

“Nosso protocolo está ajudando a evitar que casos circulem livremente em terra, seja dentro de suas próprias comunidades, em casa ou onde nossos navios fazem escala, uma vez que é improvável que muitos desses casos tivessem sido identificados de outra forma”, informou a empresa, por nota.

Ao menos 14 pessoas, entre passageiros e tripulantes, testaram positivo para Covid-19 na embarcação. De acordo com a assessoria do Atracadouro Barra Sul, o desembarque foi cancelado após decisão da Anvisa junto aos órgãos de saúde competentes.

A secretaria de Saúde de Balneário Camboriú enviou uma equipe para coleta de amostragem do genoma do vírus, sem que ninguém do navio descesse na cidade. O caso segue monitorado pela Anvisa.

A Anvisa determinou que os tripulantes que estão navegando em costa brasileira não podem descer em nenhuma das escalas previstas, como um reforço nas medidas de segurança. Já os passageiros podem sair livremente a cada parada do navio, o que não aconteceu desta vez.

14 pessoas testaram positivo dentro do cruzeiro – Foto: Rafaela Hacke/Reprodução14 pessoas testaram positivo dentro do cruzeiro – Foto: Rafaela Hacke/Reprodução

Protocolos

Conforme a empresa, todos os hóspedes seguem protocolos para embarque e permanência no cruzeiro. Um deles é a exigência de comprovante de vacinação com as duas doses ou dose única para todos os maiores de 12 anos.

“Além disso todos os hóspedes a partir de 2 anos precisam apresentar teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas ou teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque e é realizada triagem de saúde através de um questionário antes do embarque”, afirma a nota. Toda a tripulação também possui o ciclo vacinal completo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...