Curso Pais Grávidos da Qualirede acolhe gestantes e esposas grávidas de colaboradores

Iniciativa faz parte do Programa Baby, com resultado tão positivo que 91% das gestantes que participam do programa continuam na empresa após a licença-maternidade

Encontro de Pais Grávidos – Foto: DivulgaçãoEncontro de Pais Grávidos – Foto: Divulgação

Valorizando as mulheres no ambiente de trabalho e na vida pessoal, a Qualirede, empresa especialista em gestão em saúde para o setor público, promove o bem-estar das colaboradoras com atividades e programas que beneficiam as mulheres nas mais diversas fases de suas vidas e carreira.

Uma das ações é o encontro Pais Grávidos, do “Programa Baby – cuidando de quem cuida”, que oferece acolhimento às gestantes da empresa e esposas grávidas dos colaboradores.

No encontro elas recebem orientações de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e doula. São compartilhadas informações sobre a rotina de hábitos saudáveis, gestação, consultas médicas, alimentação, amamentação e o pós-parto. Também são abordadas as alterações hormonais e emocionais que acontecem com a mãe durante esse período.

O encontro de Pais Grávidos é realizado duas vezes por ano. Neste semestre, foi ministrado pelos profissionais da Qualirede, a doula e enfermeira de Salvador, Patrícia Santana Caldas, a nutricionista de Salvador ,Beatriz Azevedo e a psicóloga de Florianópolis Helen Heimfarth. Participaram cerca de 10 mulheres.

Segundo Patrícia, essa é uma excelente iniciativa para compartilhar conhecimentos e abordar temas que farão diferença na vida do casal e do bebê que está por vir. Segundo ela, os pais têm participado bastante.

“Eles começaram a entender que a paternidade é fundamental para o desenvolvimento da criança, e que este papel pode e deve ser assumido desde a gestação”, afirma.

Casal compartilha ideias sobre a maternidade

A gestante Tainara e seu marido, que esperam o filho Davi, para janeiro de 2021 – Foto: DivulgaçãoA gestante Tainara e seu marido, que esperam o filho Davi, para janeiro de 2021 – Foto: Divulgação

Exemplo disso foi a participação do marido da enfermeira Tainara Cristina, do Centro de Atenção ao Segurado (CAS) de Rio do Sul. Os dois esperam Davi, que nascerá em janeiro de 2021.

“Meu marido se programou para estar junto e adorou! Ele aproveitou muito o momento, e aprendeu sobre muitos conteúdos que nem imaginava”, afirma Tainara.

Tainara conta que após o encontro Pais Grávidos, o casal compartilhou várias ideias sobre a maternidade e que o marido se tornou ainda mais compreensivo em relação às alterações de humor da gestante.

“Após a participação no curso, veio uma enxurrada de questionamentos por parte dele, que se demonstrou ainda mais interessado com os cuidado do nosso bebê. Em relação às alterações de humor, ele passou a compreender melhor o que se passa na cabeça e no corpo de uma gestante”, afirma.

Para Tainara, essa ação da Qualirede só demonstra o cuidado que a empresa tem com seus colaboradores, inclusive com as suas famílias.

“Essa ação é muito importante, ainda mais em um momento de pandemia, em que não estou podendo participar de nenhum grupo de gestante. Precisamos nos informar sobre todos os cuidados, para depois não levarmos um choque com a falta de preparo”, conclui Tainara.

O cientista de dados da Qualirede, Wilian Ivo Selzlein, também participou do curso com a esposa. Ele afirma que a experiência foi muito produtiva para o casal, que hoje são pais de Bento.

“Nós já havíamos buscado o auxílio de uma doula para nos orientar no parto, mas a Patrícia nos trouxe mais informações para complementar o que ainda não tínhamos colocado em prática. Essas iniciativas da Qualirede agregam, simples e diretamente, nos tornando melhores a cada dia”, relata.

A mulher e o nascimento do bebê

O acolhimento às gestantes é tão significativo que 91% das mulheres que participam do Programa Baby continuam atuando na Qualirede após o fim da licença-maternidade.

“O quadro de colaboradores da Qualirede é predominantemente formado por mulheres, representando um número de 85%, sendo que os cargos de liderança são ocupados 80% por mulheres. Por isso, entendemos que gravidez é algo a ser festejado e, ao mesmo tempo, cercado de cuidados. O nosso objetivo é fornecer segurança pessoal e profissional às nossas colaboradoras, assim como todo o acolhimento que ela e seus familiares necessitam neste momento”, afirma a médica e Diretora de Operações da Qualirede, Dra. Carla Biagioni Martins.

As gestantes recebem cartilhas de informativos sobre a gestação e os cuidados com o bebê, que são enviadas por e-mail. No nascimento do bebê, é enviado um kit repleto de mimos para a criança e um cartão homenageando e reconhecendo a importância desse momento, demonstrando o apoio da empresa.

Ao voltar a trabalhar, a colaboradora recebe todo o suporte necessário e um auxílio-creche. As mulheres têm liberdade para levar os filhos ao médico e para amamentá-los.

Segundo Helen, psicóloga que ministrou um dos cursos no encontro, a Qualirede é uma empresa que se propõe a promover a saúde, e cuidar da saúde física e emocional dos futuros pais é também cuidar da saúde do bebê que está por vir. “A iniciativa é muito valiosa, compreendendo que quem cuida também precisa e merece de cuidados. É uma oportunidade de aproximar e preparar os casais à nova realidade que os espera”, conclui.

A pandemia e o encontro virtual

Antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, os encontros eram sempre presenciais. Neste ano, o curso foi realizado pela primeira vez em formato virtual, nos dias 26 e 27 de outubro.

Uma das vantagens do encontro Pais Grávidos ter acontecido virtualmente este ano foi poder juntar todas as regiões da empresa para participar.

“Antes, fazíamos uma edição presencial em Florianópolis e uma em Salvador, o que não possibilitava que todos participassem juntos. Virtualmente, conseguimos reunir todos”, afirma a responsável pela área de Clima Organizacional no Gestão de Pessoas da Qualirede, Júlia Dias da Costa.

A ideia agora é continuar realizando essa e outras ações da empresa de forma online, mesmo que seja possível voltar aos encontros presenciais no ano que vem. Segundo Júlia, os encontros virtuais proporcionam a participação e interação entre todos os colaboradores da empresa.

Para Beatriz, nutricionista, foi muito especial ter ministrado o curso no último encontro.

“Foi muito especial, ainda mais considerando o momento atual vivenciado por conta da pandemia. O contato, mesmo que a distância, foi muito produtivo, e eu me senti muito útil em levar a informação às mamães e companheiros, que precisam manter os cuidados redobrados neste momento”, disse.

Beatriz afirma que o encontro é uma excelente iniciativa para levar informações importantes aos futuros pais, e que o encontro serviu para reforçar as informações sobre os cuidados com a higienização dos alimentos, a lavagem das mãos e o uso de máscara.

Em 2019, a Qualirede conquistou o 1º lugar na categoria Administração do Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) da Bahia, com o ”Programa Baby – cuidando de quem cuida”.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo

+

Saúde é tudo