De baladas a evento com 800 pessoas: o balanço do feriadão de pandemia em SC

Aglomerações aconteceram em pelo menos quatro cidades do Estado, como Pinhalzinho, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Luzerna

Durante o feriadão de Corpus Christi, 800 pessoas foram flagradas em uma festa clandestina em Pinhalzinho, no Oeste do Estado, na noite deste sábado (5). A aglomeração ocorreu no Loteamento Vila Verde.

Devido ao elevado número de pessoas, os policiais não conseguiram fazer a identificação de todos. Com o apoio da guarnição de Nova Erechim, município vizinho, a aglomeração foi dispersada.

Aglomeração foi registrada na noite deste sábado (5). – Foto: Polícia Militar/DivulgaçãoAglomeração foi registrada na noite deste sábado (5). – Foto: Polícia Militar/Divulgação

Conforme a polícia, o local serve de frequente ponto de encontro na cidade. Outras aglomerações já foram registradas, desrespeitando as normas sanitárias de combate à Covid-19.

Na Capital, nove estabelecimentos foram advertidos e 40 intimados. Em Jaraguá do Sul, no Norte, e Luzerna, no Meio-Oeste, festas clandestinas reuniram 300 pessoas no total.

Durante o feriadão de Corpus Christi, nove estabelecimentos foram advertidos na Capital – Foto: PMF/Divulgação/NDDurante o feriadão de Corpus Christi, nove estabelecimentos foram advertidos na Capital – Foto: PMF/Divulgação/ND

Em Florianópolis, a Vigilância Sanitária da Capital realizou 112 vistorias, as regiões do Continente, Centro, Leste, Sul e Norte da Ilha. Nas ações, além de excesso de pessoas, foram verificados falta de barreira física para os músicos e distanciamento inadequado de mesas.

A assessoria da prefeitura de Florianópolis não soube informar quantas pessoas estavam aglomeradas nos locais.

Festa clandestina reúne 100 pessoas em Jaraguá do Sul

No Norte do Estado, a PM (Polícia Militar) encerrou uma festa com cerca de 100 pessoas na madrugada de domingo (6). O caso aconteceu em Jaraguá do Sul, às margens do rio Itapocu.

A polícia foi acionada por denúncia anônima, em torno de 00h45. O evento ilegal aconteceu no bairro Três Rios do Sul. Alguns participantes tentaram agredir os policiais atirando pedras e garrafas e outro fugiram pelo matagal. Ainda segundo a PM, balas de borracha e spray de pimenta precisaram ser utilizadas para conter os participantes.

O responsável pelo evento era um jovem de 18 anos que assinou um termo circunstanciado e foi liberado. Os aparelhos de som utilizados na festa foram apreendidos.

Evento ilegal com 200 pessoas em Luzerna termina em confusão

Na noite de sábado (5), a PM recebeu uma denúncia de que no interior da cidade de Luzerna, no Meio-Oeste catarinense, havia uma festa clandestina com cerca de 200 pessoas aglomeradas.

Segundo relato dos moradores, neste local seguidamente acontecem festas com grande número de participantes. Quando os policiais chegaram ao local, as pessoas tentaram fugir. Porém, elas foram contidas pela polícia e houve a contagem do número de participantes da festa.

Conforme a PM, algumas pessoas estavam sob efeito de álcool. Em certo momento da abordagem, os policiais precisaram fazer o uso de spray de pimenta para conter a atitude de um homem.

A PM identificou um dos responsáveis pelo evento, que decidiu surpreender um amigo com o evento. Ele disse aos policiais que esperava a presença de 100 pessoas.

O organizador foi enquadrado por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, destacando que no local não havia condições sanitárias mínimas exigidas para realização do evento.

Covid-19 no Estado

Neste domingo (6), Santa Catarina registrou mais 33 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde.

Com isso, o total de óbitos no estado chegou a marca de 15.605, com índice de letalidade de 1,58%, desde o início da pandemia.

O governo do Estado também informou que o número de casos confirmados da Covid-19 chegou a 984.597. Foram 1.264 novas contaminações pelo vírus nas últimas horas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde