De grupo secreto de festas clandestinas a baladas lotadas: confira as aglomerações em SC

O fim de semana foi cheio: em festas que reuniram dezenas de pessoas houve apreensão de drogas, tiros de borracha e perturbação com som automotivo

O fim de semana em Santa Catarina foi marcado, mais uma vez, por aglomerações. Além de baladas lotadas, um grupo que organizava festas clandestinas foi descoberto na região do Vale do Rio Tijucas, na noite de sábado (1º).

O grupo divulgava encontros em diferentes pontos de Nova Trento, minutos antes do início do evento por meio do aplicativo WhatsApp. De acordo com a PM (Polícia Militar), as denúncias eram realizadas há vários meses. Desta vez, a festa ocorreu em Pitanga, com cerca de 100 pessoas aglomeradas.

Festa deste sábado era promovida na localidade do Pitanga, em Nova Trento – Foto: PM/DivulgaçãoFesta deste sábado era promovida na localidade do Pitanga, em Nova Trento – Foto: PM/Divulgação

Som alto, tiros de borracha e bebida alcóolica

A corporação pediu reforço e enviou viaturas de municípios da região, já que o local era de difícil acesso e sem cobertura para comunicação.

Havia som alto vindo de dois carros, uma Saveiro e um Polo. Os proprietários  foram identificados e notificados com termo circunstanciado. Os aparelhos de música foram recolhidos.

Ainda conforme a PM, também foi identificado um terceiro homem, que se apresentou como organizador da festa. Ele também foi notificado.

As pessoas estavam sem máscaras e ingerindo bebidas alcoólicas. Com a chegada da PM, começou uma confusão e um homem foi em direção a um policial com uma garrafa de cerveja na mão, segundo relato da corporação.

Neste momento, foram disparados dois tiros de bala de borracha. O homem, então, fugiu para o mato e até a publicação desta reportagem não havia informações de sua localização.

Balada lotada

Mesmo com a flexibilização das regras sanitárias estabelecidas pelo novo decreto no Estado, está proibida a permanência de pessoas com menos de 1,5 metro de distância entre si. Porém, em Porto Belo, no Litoral Norte, uma balada funcionou normalmente.

Balada em SC funciona normalmente após regras flexíveis para casas noturnas – Foto: Reprodução/NDBalada em SC funciona normalmente após regras flexíveis para casas noturnas – Foto: Reprodução/ND

O perfil Brasil Fede Covid, que tem denunciado aglomerações em todo o país, publicou o vídeo que mostra a festa, sem distanciamento social ou cumprimento a outras regras estabelecidas no decreto publicado na sexta-feira (30).

A prefeitura de Porto Belo informou que a Vigilância Sanitária “faz fiscalização diária, mas quanto ao que pode ou não abrir e de que forma abrir, a responsabilidade é da Polícia Militar”.

A PM (Polícia Militar) também não informou se recebeu denúncias do local mostrado no vídeo.

Já o clube onde a festa aconteceu não retornou aos questionamentos da reportagem até a publicação. O espaço segue aberto para posicionamento.

Luau e festa com dezenas de pessoas

Mais de 70 pessoas que participavam de um luau em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, foram surpreendidas pela PM (Polícia Militar). A aglomeração foi encerrada na madrugada de domingo (2), após o 28º BPM realizar uma operação em diversos pontos do município.

A operação se concentrou nas praias do Gi e Sol após a PM receber diversas denúncias. Nas praias, os jovens se aglomeravam e ingeriam bebidas alcoólicas, drogas e perturbação com som automotivo. Segundo a corporação, também havia grande quantidade de lixo no local.

Operação da Polícia Militar termina com luau em praia de Laguna nesta madrugada de domingo (2) – Foto: Polícia Militar de Laguna/Divulgação MDOperação da Polícia Militar termina com luau em praia de Laguna nesta madrugada de domingo (2) – Foto: Polícia Militar de Laguna/Divulgação MD

Já em Corupá, Norte catarinense, outra festa com cerca de 60 pessoas foi encerrada na madrugada de domingo (2). Além disso, uma pessoa foi autuada por posse de drogas. O caso aconteceu no bairro Poço D’Anta.

Segundo a PM, um dos participantes, de 24 anos, estava com cinco gramas de substância análoga à maconha.

+

Saúde