Defensoria Pública questiona vacinação de profissionais da saúde de Itajaí

Segundo a Defensoria, o município estaria vacinando profissionais que não estão na linha de frente, em detrimento de idosos e outros grupos de risco

A Defensoria Pública de Itajaí questionou a secretaria de Saúde do município sobre a vacinação de profissionais que não estariam trabalhando diretamente no enfrentamento à pandemia de Covid-19, em detrimento de idosos e outros grupos prioritários.

De acordo com a secretaria de Saúde, todas as diretrizes estaduais para vacinação estão sendo seguidas, e não há irregularidades. A secretaria já recebeu o ofício do defensor público Fernando André Pinto de Oliveira Filho e já enviou a resposta.

Defensoria Pública questiona vacinação de profissionais da saúde de Itajaí – Foto: Marcos Porto/Prefeitura de Itajaí/DivulgaçãoDefensoria Pública questiona vacinação de profissionais da saúde de Itajaí – Foto: Marcos Porto/Prefeitura de Itajaí/Divulgação

De acordo com a defensoria, o Ministério da Saúde enviou um ofício às secretarias estaduais e municipais de Saúde, nesta semana, explicando que somente o profissionais envolvidos na linha de frente do combate à Covid-19 devem ser vacinados neste primeiro momento.

A prefeitura informou, por nota, que “a cobertura vacinal contra a Covid-19 já está sendo ampliada gradativamente a todos os trabalhadores dos serviços de saúde do município” e que “é importante esclarecer que trabalhadores de saúde são todos aqueles que atuam nos serviços de saúde e não apenas as categorias profissionais”.

A Defensoria Pública questionou quem e quantos são os profissionais que estão sendo vacinados e que não estariam na linha de frente, e se todos os trabalhadores da Saúde serão vacinados ainda na primeira etapa do plano de imunização.

Confira, na íntegra, a nota da secretaria de Saúde de Itajaí:

“A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, esclarece que segue rigorosamente as diretrizes determinadas pelo Governo do Estado e presta contas diariamente em relatórios enviados ao Estado e Ministério da Saúde das pessoas imunizadas. Além da vacinação de profissionais da linha de frente, idosos institucionalizados, servidores da Secretaria de Saúde com mais de 60 anos ou com comorbidades, trabalhadores da Atenção Básica e Especializada, a cobertura vacinal contra a Covid-19 já está sendo ampliada gradativamente a todos os trabalhadores dos serviços de saúde do município. É importante esclarecer que trabalhadores de saúde são todos aqueles que atuam nos serviços de saúde e não apenas as categorias profissionais. Estas situações estão previstas no 2° Informe técnico do Governo do Estado sobre a vacinação contra COVID-19. Informamos ainda que todos os trabalhadores de saúde terão direito à vacinação e serão imunizados conforme disponibilidade de doses.”

Acesse e receba notícias de Itajaí e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde