Defensoria questiona maternidade de Joinville sobre restrição de acompanhantes

Acompanhantes de gestantes estão com a entrada proibida no pós-parto na Maternidade Darcy Vargas

A Defensoria Pública de Joinville está questionando a Secretaria de Estado da Saúde e a Maternidade Darcy Vargas sobre a restrição da entrada de acompanhantes no pós-parto. O órgão quer entender o motivo da medida e o Estado tem dez dias para responder.

Maternidade proibiu presença de acompanhante no pós-parto – Foto: Secretaria de Saúde do Estado/Reprodução/NDMaternidade proibiu presença de acompanhante no pós-parto – Foto: Secretaria de Saúde do Estado/Reprodução/ND

A situação foi divulgada por um movimento nas redes sociais, chamado de #LiberaDarcyVargas desde que a presença de um acompanhante no pós-parto passou a ser negada pela maternidade. Segundo a página, a situação teria iniciado há cerca de uma semana.

Em comunicado enviado às mães e aos pais, a Maternidade Darcy Vargas disse que decidiu restringir a permanência de acompanhantes nos setores de internação de alojamento conjunto por causa do alto risco de transmissão do coronavírus.

Já a Secretaria de Estado da Saúde informou que as restrições ocorreram após “situações de negligência e omissão de informações por parte de acompanhantes”.

No momento, segue permitida a entrada de  um acompanhante para atendimento no pré-parto e durante o parto, desde que ele declare que não tem sintomas gripais ou faça parte do grupo de risco.

A unidade também diz que é permitido “acompanhamento para menores de idade; casos de óbito fetal; pacientes com problemas psiquiátricos, após avaliação da equipe multiprofissional; e pacientes com necessidades especiais”.

A Defensoria pode fazer uma recomendação para que a maternidade e eo Estado revejam a medida. Caso não seja acatada, os defensores ainda podem entrar com uma ação judicial. Porém, isso depende da resposta das partes envolvidas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde