Dengue: 11 cidades de Santa Catarina estão em estado de epidemia

Número de municípios com focos aumentou quase 10% em relação ao ano passado, passando de 94 para 103; maioria fica no Oeste

Das 295 cidades de Santa Catarina, são 11 consideradas em estado de epidemia, e 103 consideradas infestadas. Assim, há aumento de 9,6% nos focos em relação ao ano passado.

As informações da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), divulgadas nesta quinta-feira (3), apontam que a maioria dos casos foram registrados em Joinville.

Dengue: 11 cidades de SC estão em estado de epidemia. Joinville concentra 80% dos casos no Estado – Foto: PMF/Divulgação/ND

Foram 8.669 casos autóctones (transmitidos dentro do Estado) detectados na cidade, no Norte do Estado. Esse número representa 80,2% do total de 2020, com incidência de 1.468 casos a cada 100 mil habitantes.

Além de Joinville, os municípios com epidemia de dengue são: Formosa do Sul, São Carlos, Coronel Freitas, Bombinhas, Tijucas, Maravilha, Caibi, Águas de Chapecó, São Miguel do Oeste e Navegantes.

O levantamento estuda o período de 29 de dezembro de 2019 a 29 de agosto deste ano, quando foram identificados 26.259 focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, em Santa Catarina.

Nessa lacuna de tempo, foram 21.263 casos notificados, sendo 11.241 (53%) confirmados, 492 inconclusivos, 9.257 (44%) descartados e 273 (1%) ainda estão sob investigação pelos municípios. A grande maioria foi contraída dentro do Estado (ou autóctones).

Municípios do Oeste estão infestados

Praticamente todos os municípios da região Oeste se enquadram como infestados.

Além disso, outros da região litorânea, especialmente mais ao Norte, também apresentam o quadro mais grave.

Mapeamento de focos de dengue no Estado – Arte: Dive/SC/Reprodução/ND

Metodologia

O levantamento considera as informações dos casos suspeitos notificados pelos municípios. São considerados os casos confirmados, suspeitos, e descartados, pois a Dive entende que alguns destes aguardam resultados de testes. A metodologia difere da do Ministério da Saúde, que considera todos os notificados com subtração dos descartados.

Já as cidades que são consideradas em situação de epidemia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são as que possuem uma incidência superior a 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Lista de cidades consideradas infestadas – Foto: Divulgação/DIVE/SC/ND

+

Saúde