Karina Manarin

Com foco em notícias de política, o blog traz todos os dias também as informações do cotidiano e que interferem diretamente na vida das pessoas de todo o Sul Catarinense.


Descumprimento de quarentena pode gerar multa e reclusão; confira os detalhes

A Vigilância Sanitária de Criciúma autuou nesta semana duas pessoas por descumprimento do período de quarentena pata tratamento de covid-19. O descumprimento pode gerar multas e até mesmo reclusão

A Vigilância Sanitária de Criciúma autuou nesta semana duas pessoas por descumprimento do período de quarentena pata tratamento de covid-19 e mais um caso este sob investigação. O descumprimento pode gerar multas e até mesmo reclusão. 

Movimento de pessoas nas ruas durante a pandemia – Foto: Divulgação/NDMovimento de pessoas nas ruas durante a pandemia – Foto: Divulgação/ND

Conforme o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, o protocolo do Ministério da Saúde deve ser seguido para que a pessoa possa tratar dos sintomas e não transmitir a doença, assim evitando o aumento da pandemia. “O paciente precisa ficar, inicialmente, o período de dez dias em casa. Caso os sintomas permaneçam, este prazo é estendido até a melhora do quadro clínico da pessoa. Lembrando, que os contatos domiciliares devem também permanecer em isolamento por 14 dias”, explicou.

O gerente também reforça que pais ou responsáveis suspeitos ou positivados de Covid-19 não devem mandar as crianças e adolescentes para as escolas, pois eles são considerados contatos domiciliares.

Quem for flagrado descumprindo o protocolo recebe uma infração sanitária e está sujeito a penalidade nas esferas administrativas e penais, sendo multa e a reclusão do indivíduo, respectivamente.