Destaques nd+: Confira as notícias que movimentaram o portal

Todos os municípios de Santa Catarina registram ao menos um caso confirmado da Covid-19; Estado contabiliza mais de 102 mil pessoas recuperadas da doença

Na quinta-feira (13), a prefeitura de Urupema, na Serra Catarinense, confirmou o primeiro caso de Covid-19 na cidade. Com isso, todas as 295 cidades de Santa Catarina registram ao menos um caso confirmado da doença. E no boletim divulgado pelo governo do Estado, 102.143 pessoas já se recuperaram do novo coronavírus desde o começo da pandemia.

Estado contabiliza mais de 102 mil pessoas recuperadas da Covid-19. – Foto: Anderson Coelho/ND

E após o anúncio da ampliação das regiões em risco gravíssimo em relação à pandemia de coronavírus em Santa Catarina, uma nova portaria deve ser anunciada na sexta-feira (14) com novas medidas mais restritivas para essas regiões.

Já a prefeitura de Blumenau anunciou a flexibilização de uma série de medidas nas restrições impostas pelo combate à pandemia da Covid-19. As mudanças foram divulgadas no dia 12 de agosto e começam a valer na próxima segunda (17).

As novas medidas suspendem as restrições de horário de funcionamento para comércio, bares, restaurantes, padarias e demais atividades nos finais de semana.

Enquanto isso, a prefeitura de Florianópolis vai instalar nos próximos dias, no Ticen (Terminal de Integração do Centro),  uma câmera de monitoramento que realiza a medição de temperatura corporal a distância.

Alerta para o final de semana

A previsão do tempo para o final de semana em SC, de acordo com informações da Defesa Civil, indica que há possibilidade de registro de pancadas de chuva moderadas ou fortes em alguns momentos, com risco de temporais localizados com raios, rajadas de vento e granizo, principalmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Política em SC

Na quinta-feira pela manhã o prefeito de Major Vieira e presidente da Fecam (Federação Catarinense de Municípios), Orildo Servegnini, foi preso preventivamente na segunda fase da operação “Et pater fillium”, deflagrada pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) e pela Polícia Civil. A ação investiga crimes de uma organização criminosa voltada para prática de corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. Além do prefeito, o filho dele também teria sido detido.

Orildo Severgnini apresentou a carta de renúncia nesta quinta-feira (13) – Foto: Fecam/Divulgação/ND

Ainda na quinta, Servegnini anunciou a renúncia do cargo de presidente da Federação. No final da tarde, a Fecam informou que Paulo Weiss, prefeito da cidade de Rodeio assumiu o cargo.

Curiosidade

Um fenômeno com luzes misteriosas no céu chamou a atenção e surpreendeu moradores de várias regiões do País. As luzes brilhantes puderam ser vistas por volta das 19h da noite do dia 12 de agosto.

+

Saúde