Detetives da dengue: combate à doença ganha reforço em Joinville

Programa da prefeitura leva conscientização sobre a dengue às escolas da rede municipal de ensino

Joinville ultrapassou os 10 mil casos confirmados de dengue e vive uma epidemia. Nesse cenário, toda ajuda é bem-vinda, inclusive a de um pessoal com pouca idade, mas muita consciência sobre os perigos da doença.

Alunos aprendem a prevenir a dengue na escola – Foto: Jonathan Rocha/NDTVAlunos aprendem a prevenir a dengue na escola – Foto: Jonathan Rocha/NDTV

Estamos falando dos alunos da rede municipal de Joinville, os novos “detetives da dengue”. Um programa nas escolas tem falado sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti e os pequenos mostram que já sabem o que fazer.

“Não pode deixar água parada na planta, em pneu e deixar lixo jogado. Se não, o mosquito da dengue vai se reproduzir”, conta Samuel Hartkopp, de apenas seis anos.

A iniciativa, que deve ser levada a todas as escolas e pode ser incluída no calendário escolar, orienta as crianças por meio de vídeo, peça de teatro e palestra. “A ideia é que se transforme numa ação coletiva não só no espaço escolar, mas no espaço familiar, do cotidiano deles”, ressalta Clésnia de Oliveira, supervisora escolar.

Para o secretário de saúde, Jean Rodrigues, a educação é a melhor forma de conscientizar a população e fazer com que a dengue deixe de ser um problema na cidade. “Nós acreditamos na transformação do cenário pela educação. É através das crianças que a gente espera atingir os pais. É um dos caminhos que entendemos como solução”, destaca.

Alunos mostram que já entendem os perigos da dengue – Foto: Jonathan Rocha/NDTVAlunos mostram que já entendem os perigos da dengue – Foto: Jonathan Rocha/NDTV

Maria Vitória Nascimento, que acompanhou as atividades na escola onde estuda, é um exemplo de que a lição já foi transmitida. “A gente aprendeu que o mosquito da dengue é do mal e a gente tem que se cuidar”, conta.

*Com informações de Ronaldo Daros, repórter da NDTV Joinville

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde