Devido à escassez de testes para Covid-19, Gaspar vai priorizar diagnóstico de casos graves

Novo protocolo passa a valer a partir desta quinta-feira (20)

A Prefeitura de Gaspar anunciou que devido à escassez de testes vai adotar, a partir desta quinta-feira (20) novo protocolo para testagem de casos de Covid-19. A nova regra estabelece que os testes serão priorizados para casos graves. A testagem de assintomáticos, pessoas que precisam viajar ou ir a eventos não será feita.

Gaspar adota novos protocolos para testagem a partir desta quinta-feira (20) – Foto: Amanda Weber/PMGGaspar adota novos protocolos para testagem a partir desta quinta-feira (20) – Foto: Amanda Weber/PMG

A medida é uma recomendação da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Santa Catarina (Ofício Circular nº 005/2022), por conta do risco eminente da falta de insumos em decorrência da alta demanda por exames em todo país.

Os testes de Covid-19 serão priorizados para

  • Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização;
  • Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades – de acordo com as definições utilizadas para a vacinação Covid-19);
  • Trabalhadores de estabelecimentos de Saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho);
  • Triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos;
  • Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais, e presenciais, como profissionais de segurança.

O protocolo recomenda evitar a testagem pessoas assintomáticas (inclusive contatos), como requisito para sair do isolamento e como pré-requisito para participação em eventos ou entrada em estabelecimentos.

Os demais pacientes com sintomas serão avaliados pela equipe técnica de saúde e receberão orientação de isolamento e tratamento conforme a situação de cada paciente. “Os casos positivos continuarão a ser contabilizados conforme critério clínico, como já prevê o protocolo da DIVE desde o início da pandemia”, explica a secretária de Saúde, Silvania Janoelo dos Santos.

Alta demanda

Entre os dias 7 e 19 de janeiro foram realizados mais de 4 mil atendimentos no Centro de Triagem na Arena Multiuso de Gaspar, uma média de 360 pacientes diários.

Compra de testes

A Prefeitura de Gaspar está com dois pregões emergenciais abertos para aquisição de testes para detecção do vírus. Ainda não há previsão de chegada, visto que ainda não há fornecedores que atendam a demanda. A maioria das empresas não consegue atender o consumo crescente, de forma imediata, dos municípios.

“A nossa prioridade é garantir total assistência aos pacientes que apresentam condições que possam evoluir para casos graves de Covid-19. Estamos enfrentando o racionamento de testes e também um percentual elevado de profissionais da Saúde afastados. É preciso que a população nos ajude a enfrentar essa atual fase, garantindo a vacinação, seguindo os protocolos sanitários e principalmente evitando aglomerações”, destaca a Secretária.

Centro de Triagem

O Centro de Triagem, de Gaspar está localizado na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins, e realiza atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...