Dia histórico: primeiras doses da vacina contra Covid-19 já estão em SC

Reportagem do ND+ esteve na Base Área de Florianópolis para acompanhar de perto a chegada de pouco mais de 144 mil doses da vacina CoronaVac ao Estado

Um dia histórico para Santa Catarina. Na manhã desta segunda-feira (18), as caixas que transportavam as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram ao Estado a bordo de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

A reportagem do ND+ esteve na Base Área de Florianópolis para acompanhar de perto a chegada de pouco mais de 144 mil doses da vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O imunizante será distribuído aos municípios de Santa Catarina e a expectativa é que a vacinação tenha início ainda nesta tarde. No caso de Florianópolis, o governo do Estado informou à Prefeitura que está prevista a distribuição para o município nesta terça-feira (19), no início da manhã.

Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde da Capital está preparada para imediatamente após o recebimento, distribuir aos hospitais com UTIs, bem como iniciar a vacinação em asilos da cidade durante a terça-feira.

O lote de vacinas foi enviado de São Paulo em um voo que partiu às 10h05 do aeroporto de Guarulhos. O secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, esteve em Guarulhos e acompanhou o “ato simbólico de recebimento das vacinas”.

Chegada em Florianópolis

Passava das 11h30 quando a aeronave aterrissou na pista e estacionou próxima a um hangar na Base Aérea, no Sul da Ilha de Santa Catarina. Não havia autoridades do Estado ou município presentes no local.

Por volta do meio-dia, teve início a transferência manual da carga do avião para um caminhão do governo federal. Cerca de 20 soldados das Forças Armadas acompanharam o procedimento.

Caixas contendo as doses foram transferidas da aeronave para o caminhão – Foto: Anderson Coelho/NDCaixas contendo as doses foram transferidas da aeronave para o caminhão – Foto: Anderson Coelho/ND

Uma dupla de soldados auxiliou a carregar as 60 caixas de isopor da aeronave para o caminhão frigorífico. Antes de serem armazenadas dentro do veículo, agentes da Secretaria de Estado da Saúde realizaram a conferência e o registro dos lotes.

Ao lado da pista de pouso, viaturas da PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do Choque aguardavam a conclusão dos procedimentos.

Os órgãos foram responsáveis pela escolta do caminhão até o almoxarifado central da Secretaria de Estado da Saúde, em São José, na Grande Florianópolis.

Os trabalhos foram finalizados por volta das 12h45, quando o caminhão deixou a Base Aérea em direção ao almoxarifado central. É a partir de lá que será realizada a distribuição da vacina para os municípios de Santa Catarina.

Ato marcará início da vacinação

O Governo do Estado realiza ainda nesta segunda-feira o ato que marca o início da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. O evento está previsto para iniciar às 17h no Complexo Hospitalar de São José.

Participam da solenidade o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e o novo presidente da Federação Catarinense de Municípios, Clenilton Carlos Pereira, representando as 295 prefeituras de Santa Catarina.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde