Dia Nacional da Saúde: gestão para tempos melhores

A Qualirede aposta na transformação, por meio da inteligência tecnológica, para atuar em modelos de atenção à saúde que agreguem mais valor para as pessoas

Qualirede lembra Dia Nacional da Saúde – Foto: DivulgaçãoQualirede lembra Dia Nacional da Saúde – Foto: Divulgação

O ano de 2020 está ensinando uma grande lição para o mundo: a saúde deve ter prioridade. Os cuidados em saúde devem ser realizados para que se possa pensar os atendimentos de forma contínua e preventiva.

A Qualirede lembra a data, 5 de agosto, quando se comemora no Brasil o Dia Nacional da Saúde em referência ao nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, que deixou importante contribuição em pesquisas sobre vacinas e cuidados com a população.

Assim, no Dia Nacional da Saúde, a Qualirede, líder em gestão no setor, destaca as bases que sustentam a sua prática diária.

Há 11 anos no mercado, a empresa soma mais de 4 milhões de vidas cuidadas, mais de 70 mil pacientes crônicos monitorados, e mais de R$ 200 milhões em saving (economia) para os clientes, em um período de um ano.

Soluções inteligentes

O olhar atento ao mercado faz com que a empresa esteja sempre aprimorando seus serviços para oferecer aos beneficiários soluções inteligentes que impactem positivamente no dia a dia.

Além de um atendimento comprometido com a necessidades de seus clientes, a Qualirede propõe um novo modo de se olhar para os sistemas de saúde, a partir do conceito de Valor em Saúde. Este conceito se baseia nos desfechos clínicos para qualificar os serviços prestados e no valor entregue para os usuários dos serviços.

Para chegar em bons resultados, é necessário cuidado multidisciplinar e preventivo, viabilizado pela Atenção Primária à Saúde. A otimização de recursos e maior coesão em práticas de atendimento podem ser viabilizadas pela Telemedicina. Este é um meio tecnológico que possibilita o acesso aos médicos e demais profissionais de saúde mesmo em tempos de isolamento.

Saiba um pouco mais sobre como a Qualirede percebe os serviços em saúde e o seu compromisso em promover cuidado e prevenção em cada prática.

Valor em Saúde

Sistemas de saúde qualificados – Foto: DivulgaçãoSistemas de saúde qualificados – Foto: Divulgação

Valor em saúde é uma nova forma de se olhar para os sistemas de saúde, ou seja, para o modo como os atendimentos em saúde são realizados.

As pessoas estão acostumadas a sistemas de saúde que tratam exclusivamente da doença, ou seja, não promovem a saúde, e por consequência trabalham com demandas em quantidade.

É computado o número de serviços realizados – consultas, partos, cirurgias, entre outros, nem sempre levando em conta os desfechos clínicos.

Quando se fala em Valor em Saúde, essa relação passa a ter outro enfoque: o paciente é o centro do cuidado. Ou seja, o atendimento passa a levar em conta os resultados que importam para os pacientes, os desfechos clínicos e o custo para alcançá-los.

Olhar para o cuidado integral

André Machado Júnior, diretor de Mercado da Qualirede, conta como o conceito Valor em Saúde pode otimizar os sistemas de atendimento.

“O Cuidado baseado em Valor pode ser visto como uma estratégia para transformar o sistema de saúde por meio da coleta e monitorização dos desfechos, do redesenho do processo assistencial em torno de condições clínicas ou segmentos da população, e da mudança no modelo de financiamento que passaria a remunerar por resultado, em vez do modelo atual que remunera por cada atendimento realizado”, explica o diretor.

“É necessário que se mude o olhar para que as pessoas e, principalmente, sistemas e planos de saúde passem a considerar que os serviços de alto volume geralmente não apresentem bons resultados, e isso pode ser revertido se o enfoque for o resultado do serviço prestado e se o olhar for direcionado para a pessoa e para o cuidado integral que precisamos adotar e coordenar”, relata André Machado Júnior.

Para a Qualirede, ter como foco a Saúde Baseada em Valor é fundamental, visto que a empresa tem como objetivo proporcionar a sustentabilidade para o setor, aprimorando o modelo de assistência à saúde, evitando desperdícios e sempre colocando o paciente como centro do cuidado.

Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde possui como atributos essenciais o acesso, a longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado.

“A partir do momento em que o paciente busca por esse atendimento, ele pode ter um acompanhamento ao longo da vida, e passar a ter uma integralidade no seu tratamento, ou seja, todos os aspectos de saúde são avaliados continuamente e com acompanhamento profissional, seguindo as linhas de cuidado definidas para cada etapa de vida e para condição de saúde”, afirma o diretor da Qualirede.

“Isso acontece, pois a linha de cuidado não acaba com o término da consulta. Há um monitoramento do paciente, assim como acontece com as clínicas de Atenção Primária à Saúde (APS) da Qualirede, por exemplo”, declara André Machado Júnior

Telemedicina

Uma das grandes apostas da Qualirede é a telemedicina, que já é utilizada pela empresa. Existem várias frentes de telemedicina, a mais conhecida é a teleorientação.

No entanto, esse recurso pode ser utilizado de muitas maneiras. Além de encurtar a distância entre médico e paciente, pode-se promover maior contato entre a equipe médica, facilitar estudos de caso, além de viabilizar e agilizar processos clínicos.

A inserção dessa ferramenta no cotidiano da população ganhou mais força neste período de isolamento social, necessário para frear a contaminação pelo novo coronavírus.

André Machado Júnior, da Qualirede, explica que os atendimentos em saúde tiveram que se adaptar para continuar dando assistência às pessoas, seja sobre condições de saúde já existentes, ou sobre orientações em relação à Covid-19.

“A telemedicina está contribuindo com o cuidado em saúde, pois ela estende as possibilidades de contato entre a pessoa e os serviços de saúde. Além de muitas pessoas terem recorrido à telemedicina para buscarem orientações sobre a Covid-19, por essa tecnologia é possível ter um controle maior de cada caso, realizar o monitoramento dos pacientes e estabelecer maior contato entre os profissionais envolvidos em dado tratamento” diz ainda, o diretor.

“Existem várias formas de aproveitar a telemedicina. Por enquanto, as pessoas estão mais familiarizadas com o telemonitoramento e, recentemente, com consultas por videochamada, mas podemos explorar cada vez mais esse recurso”, declara André Machado Júnior.

Promover saúde é um gesto relacionado a prevenção e a cuidado continuado. Por isso, os esforços da Qualirede são para que os serviços entregues aos seus clientes imprimam esses valores, a qualidade em atendimentos em saúde, constante aperfeiçoamento e a busca por bons resultados.

+

Saúde é tudo

Loading...