Diagnóstico rápido: veja como funciona o novo teste para Covid-19 em Joinville

Um novo tipo de exame que proporciona o diagnóstico mais rápido está sendo usado a partir desta semana em Joinville

As unidades básicas de saúde de Joinville passaram a utilizar, desde quarta-feira (24), um novo tipo de teste para detectar a Covid-19 em pessoas com sintomas da doença.

Mais rápido, esse exame permite saber se o paciente está ou não infectado pelo coronavírus em até 20 minutos após a coleta, com muito mais agilidade do que o teste PCR, cujo resultado tem demorado até 14 dias para sair.

O método, porém, é o mesmo: o exame é feito a partir da coleta de material do nariz do paciente, com o uso de um cotonete. O teste é capaz de diagnosticar a fase aguda da doença, entre o segundo e o sétimo dia de sintomas.

Exame tem o mesmo método de coleta do tipo PCR – Foto: PMB/Divulgação/NDExame tem o mesmo método de coleta do tipo PCR – Foto: PMB/Divulgação/ND

“É um teste que também identifica a presença do vírus, só que de partículas dele. A vantagem é que o resultado é mais rápido e ele é mais barato. Neste momento de aceleração da pandemia, a gente precisa que a pessoa já saia com o diagnóstico, facilitando o atendimento e, principalmente, o isolamento”, explica Luiz Henrique Melo, coordenador da vigilância epidemiológica.

O novo teste foi implementado porque a prefeitura acredita que, no espaço de tempo entre a coleta o resultado de outros tipos de exame, grande parte das pessoas acaba não guardando o isolamento devido, aumentando a contaminação pela doença caso estejam com ela.

Joinville conta com 29 mil testes e uma nova licitação está em andamento para a compra de mais. Pacientes com sintomas da Covid-19 devem buscar orientação pelo Ligue-Saúde, no telefone 3481-5165, onde profissionais fazem a orientação sobre como proceder.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde