Dose de esperança: casal de idosos recebe vacina contra Covid-19 em Blumenau

Imunização para pessoas com mais de 90 anos começou nesta quinta-feira (11); 985 idosos devem ser imunizados nesta etapa da campanha

O relógio marcava 7h45 quando dona Gilda e seu Aldo Gonçalves chegaram ao Parque Vila Germânica, em Blumenau, nesta quinta-feira (11). Um passeio aguardado com ansiedade e carregado de esperança pelo casal que está junto há 75 anos.

Era chegada a hora de compartilharem outro momento importante nessa jornada de união: receber a vacina contra a Covid-19.

Aldo e Gilda são os primeiros idosos com mais de 90 anos imunizados em Blumenau - Talita Catie/ND
1 3

Aldo e Gilda são os primeiros idosos com mais de 90 anos imunizados em Blumenau - Talita Catie/ND

Aldo Gonçalves, 98 anos, primeiro imunizado em Blumenau com mais de 90 anos - Talita Catie/ND
2 3

Aldo Gonçalves, 98 anos, primeiro imunizado em Blumenau com mais de 90 anos - Talita Catie/ND

Gilda Gonçalves, 92 anos, recebeu a primeira dose na manhã desta quinta-feira, em Blumenau - Talita Catie/ND
3 3

Gilda Gonçalves, 92 anos, recebeu a primeira dose na manhã desta quinta-feira, em Blumenau - Talita Catie/ND

Seu Aldo, de 98 anos, foi o primeiro imunizado na cidade na faixa etária a partir de 90 anos fora de uma casa asilar. Na sequência, foi a vez da esposa dele, dona Gilda, que está prestes a completar 93 anos. Agora, estão um passo mais perto de poderem rever pessoalmente todos os filhos e netos.

A idosa meiga e gentil conta que a última vez que tinha saído de casa foi em março de 2020 para tomar a vacina contra a gripe. Depois, se resguardou em casa. A emoção no olhar era sinal de saudade do abraço daqueles que o contato se restringiu à internet nos últimos meses.

“Só em casa, só em casa. E o pior de tudo: sem receber visitas. Tudo por telefone. Eles são muito queridos na nossa família, mas aquele aconchego faz falta. Mas Deus é pai. Eu oro todo dia e peço: afasta essa doença”, diz dona Gilda.

Seu Aldo também não escondeu a emoção de receber a primeira dose do imunizante. Afinal, sabe que logo poderá voltar a caminhar pela rua XV de Novembro com tranquilidade. Diz se sentir preso no apartamento por causa da necessidade de isolamento. “Felizmente chegou”, desabafou.

Expectativa de imunização

Nesta etapa da campanha, voltada a pessoas com idade a partir de 90 anos, 985 idosos devem ser imunizados. Porém, até a noite desta quarta-feira (10), apenas 344 agendamentos tinham sido efetuados.

A médica infectologista Dra. Luisa Andrea Torres Salgado reforça que as vacinas contra a Covid-19 passaram por testes rigorosos e tiveram o uso autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O agendamento para receber a vacina contra o coronavírus pode ser feito no site da prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2).

Idosos acamados acima de 90 anos podem receber a imunização em casa. É preciso fazer contato com a Secretaria de Promoção da Saúde por meio do telefone 156, na opção 2.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde