Doses previstas para SC serão insuficientes para cumprir calendário de vacinação da Covid

Para garantir a imunização de toda a população adulta com a 1ª dose até 31 de agosto, SC precisará receber cerca de 900 mil doses de vacinas

Santa Catarina corre contra o tempo para conseguir cumprir o calendário de vacinação contra a Covid-19. Para garantir a imunização de toda a população acima de 18 anos com a primeira dose até 31 de agosto, o Estado precisará receber cerca de 900 mil doses de vacinas.

A informação foi repassada à superintendência do Ministério da Saúde no Estado pela superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina.

SC precisa de cerca de 900 mil doses para cumprir calendário de vacinação contra Covid-19 – Foto: Leo Munhoz/NDSC precisa de cerca de 900 mil doses para cumprir calendário de vacinação contra Covid-19 – Foto: Leo Munhoz/ND

O dado já considera a remessa desta segunda-feira (9), com a chegada de 167.690 doses. Com mais esse lote, Santa Catarina soma um total de 6.841.510 doses recebidas desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Conforme o superintendente do Ministério da Saúde em SC, Rogério Ribeiro, 600 mil doses já estão previstas para chegarem ao Estado neste mês de agosto. Somente com essa estimativa, no entanto, pode ser que Santa Catarina não consiga cumprir a meta estabelecida no calendário.

Cronograma em atraso

O calendário de vacinação foi anunciado pelo governo do Estado no dia 1º de julho. Na última sexta-feira (6), a meta era iniciar a imunização da faixa etária dos 25 aos 29 anos, que deve se estender até 19 de agosto.

Contudo, diversas cidades catarinenses não conseguiram cumprir o prazo, entre elas, Florianópolis. A Capital catarinense imuniza pessoas de 30 anos ou mais nesta terça-feira (10).

De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), a projeção do calendário estadual de vacinação contra a Covid-19 foi pactuada entre Estado e municípios baseada nas estimativas de recebimento de doses pelo Ministério da Saúde.

“Uma eventual alteração no cronograma, por parte do Ministério da Saúde pode comprometer a projeção”, informou.

Informações repassadas à superintendência do Ministério da Saúde em SC, dão conta de que há 1.340.905 pessoas entre 18 e 29 anos no Estado. Deste grupo, 332.818 já foram imunizadas com a primeira dose. Com isso, o Estado estima que serão necessárias cerca 900 mil doses para cumprir a meta.

O superintendente Rogério Ribeiro informou ao ND+ que deve viajar a Brasília (DF) até esta quinta-feira (12), para tentar garantir as 300 mil doses a mais que devem ser necessárias para cumprir o cronograma estadual.

Vacinação em SC

A última atualização do Vacinômetro mostra que, até esta segunda-feira, 3.808.450 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 52,5% da população total. A segunda dose já foi aplicada em 1.613.696, o que equivale a 22,2% da população total.

Desde o início da campanha de vacinação, 5.429.331 doses de imunizantes já foram aplicadas em Santa Catarina.

Na manhã desta segunda, 54.200 doses do Butantan, que produz a Coronavac, chegaram ao Estado. No período da tarde, mais 113.490 doses da Pfizer devem desembarcar em solo catarinense.

Confira o calendário de vacinação de SC:

Calendário foi divulgado no dia 1º de julho – Foto: Divulgação/Secom/NDCalendário foi divulgado no dia 1º de julho – Foto: Divulgação/Secom/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...