Doula faz parto às margens da BR-101 em SC: “não sei o que seria”

Como presente de Natal, o casal Juliard e Maria Eduarda ganharam a filha Ísis em parto de emergência no Sul do Estado

Às vésperas do Natal, a pequena Ísis veio ao mundo nesta quarta-feira (23) às margens da BR-101, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. O parto ocorreu enquanto os pais se dirigiam ao hospital Socimed e foi feito pela doula que os acompanhava. “Se não fosse ela, não sei o que seria”, conta o pai.

A mãe Maria Eduarda, o pai Juliard e a filha Ísis. – Foto: Arquivo Pessoal/NDA mãe Maria Eduarda, o pai Juliard e a filha Ísis. – Foto: Arquivo Pessoal/ND

O pai é Juliard Constantino Mendes e Ísis é sua primeira filha – a esposa tem uma menina de 10 anos. Mendes conversou com a reportagem do ND+ na manhã desta quinta-feira (24), enquanto comprava os produtos para os cuidados da esposa Maria Eduarda.

A família mora em Balneário Rincão, também no Sul do Estado. Nesta semana, a gestação de Maria Eduarda passou a ser acompanhada pela doula Laís Machado, na semana em que o hospital retomou o trabalho das profissionais, que estava paralisado em razão da pandemia de Covid-19.

Após perceberem que a mãe entrava em trabalho de parto, o casal e a doula saíram de Balneário Rincão por volta das 15h. Mais de 50km separam a cidade e Tubarão. Eles acionaram a PRF (Polícia Rodoviária Federal), que fez escolta a partir de Jaguaruna.

Momento em que família chegou ao hospital – Foto: PRF/Divulgação/NDMomento em que família chegou ao hospital – Foto: PRF/Divulgação/ND

Nascimento de Ísis

Quando o casal ultrapassou uma ponte no Morro do Formigão, ao realizar uma curva, Machado identificou que aquele era o momento em que Ísis viria ao mundo. O pai parou de acompanhar a viatura PRF e estacionou o veículo no pátio de um posto de combustíveis.

“Minha filha nasceu às margens às BR-101, às 16h05. Sempre peço para Deus colocar um anjo na nossa vida. Ele colocou a Laís. Se não fosse ela, não sei o que seria” conta o novo papai.

Cerca de meia hora depois, o casal chegou ao hospital, onde foram realizados os procedimentos pós parto. Ao chegarem à unidade, uma equipe de enfermeiros os esperava.

“Gostaríamos de agradecer a toda equipe Ninho da Socimed, a doula Laís Machado, ao pessoal da PRF de Tubarão e a Deus, principalmente, que colocou todos esses anjos no nosso caminho!”.

+

Saúde