Doulas estão liberadas para acompanhar partos nos hospitais públicos de SC

Após um ano de paralisação em razão da pandemia de Covid-19, profissionais podem retomar atendimento nos hospitais do Estado e têm assegurada a vacinação

As doulas podem retornar, a partir desta segunda-feira (22), à rede hospitalar pública de Santa Catarina para prestar acompanhamento durante o parto, informa Secretária Estadual de Saúde. O serviço estava paralisado desde março de 2020, devido a pandemia de Covid-19.

Doulas voltam a acompanhar partos em Santa CatarinaServiço estava paralisado desde março de 2020 – Foto: Arquivo/Jaqueline Noceti/Secom/Divulgação/ND

A decisão foi tomada em reunião nesta sexta-feira (19) entre o Secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro,  a deputada Paulinha e a presidente da Associação de Doulas de Santa Catarina, Michele Wanderlind.

“São profissionais que complementam o serviço de saúde e conferem um tratamento humanizado”, afirmou o Secretário André Motta Ribeiro.

As doulas também terão assegurada a vacinação nesta fase, conforme preconiza o Plano Nacional de Imunização – tema que também foi tratado na reunião de sexta-feira.

A Lei que regulamenta a presença de doulas nos hospitais, maternidades e casas de parto é nova, de 15 de janeiro de 2016. Ela dispõe sobre a presença dessas profissionais no acompanhamento à gestante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Santa Catarina conta com mais de 200 doulas credenciadas.

+

Saúde