É hora de incentivar quem promove atividades físicas

Empreendedor alerta para incertezas na manutenção de academias e estúdios no mercado e sobre o valor do exercício físico para a saúde da população

Murilo Silva, diretor do Studio Bella Forma – Foto: Divulgação

Com o cenário atual provocado pelas questões da saúde, empresas como academias, que não podem instituir Home Office, buscam alternativas para manter o negócio e continuar ajudando as pessoas a manterem boas práticas com seu corpo.

Diante desta situação, quais seriam as saídas para quem trabalha diretamente com clientes, orientando atividades físicas? 

“Não podemos viver sem nos movimentar. Doenças oportunistas aguardam o momento de nos invadir, de nos dominar e nos vencer, e se descuidarmos, seremos vencidos”, alerta o diretor do Studio Bella Forma, Murilo Silva.

Murilo demonstra sua preocupação, não apenas com o próprio negócio, mas com a prática de exercícios pela população. “Já pensou se acabarem as academias ou studios?  Para frequentadores é uma pergunta preocupante e bem pertinente nesse momento”, observa.

“Com a pandemia, o foco está em conter seu contágio, concordo, porém deve-se pensar no tipo de ação a ser tomada de forma que ajude a fortalecer sua eficácia sem sacrificar quem gera saúde. Se não promovermos, incentivarmos a atividade física, vamos nos render a esse vírus que se aproveita da baixa imunidade, do sedentarismo para se alojar e destruir nosso organismo”, alerta Murilo.

“Hora de união, incentivo e informação”

Murilo observa que o medo do contágio faz com que as pessoas se isolem. Mas quando focamos em prevenção, tornamos o ambiente e as pessoas seguras.

“Mas hoje não estamos sofrendo somente desse mal, a pandemia. Estamos sofrendo com falta de incentivo, informação e principalmente, de união. Não falo como empresário, mais como cidadão que está sofrendo e vendo seu sonho ameaçado”, diz.

“Se a população não se ajudar, amanhã será tarde, pois enquanto ficamos em casa sem informação correta, pequenas e médias empresas fecham suas portas, cresce o desemprego e sofremos nessa balança“, preocupa-se o empreendedor.

“O momento requer solidariedade, união de todos os poderes, um misto de sabedoria que nos levará à vitória sobre este mal que nos assola, pois para vencer, temos de nos manter fortes, de corpo e alma”, diz Murilo Silva.

Incertezas para todos

“Sabemos do momento que o mundo está vivendo, muitos doentes, muitos óbitos e o sistema de saúde chegando no seu limite de ocupação. Já não bastava a pandemia mudar a rotina e a vida da população, estamos tendo que conviver com as incertezas que nos cercam”, diz Murilo Silva, que dirige o Studio Bella Forma.

“Iniciamos o ano de 2020 com sonhos e desejos, com ideias e metas, com a expressão ‘muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender’ cantada na virada de ano”, lembra Murilo.

“Mas não está acontecendo como gostaríamos, e a saúde é algo que depende de uma série de fatores que podemos e devemos fazer acontecer”, diz.

Atividade física é chave para manter a saúde

Lembra Murilo Silva que  uma das chaves da saúde é fazer atividades físicas direcionadas e orientadas por profissional qualificado, identificando, de acordo com a necessidade de cada paciente, aquele determinado exercício, após uma avaliação.

“Quando praticamos atividade física o nosso corpo fica alerta, aumenta a oxigenação do cérebro e consequentemente ajuda a evitar graves doenças neurológicas”, ressalta Murilo.

“O exercício torna o organismo mais resistente e, com isso, melhora a respiração, fazendo  com que os músculos dos pulmões se expandam ao máximo, tornando essa região mais resistente”, explica o diretor do Studio Bella Forma.

O prazer de se exercitar

Sabe aquela sensação de prazer durante e depois da atividade física? É o cérebro, ele libera um neuro transmissor chamado serotonina,  que auxilia no seu estado de humor e alivia sintomas de tristeza  e depressão.

Ao praticar exercícios, o corpo também libera hormônios responsáveis pelo relaxamento, tipo adrenalina, cortisol e testosterona.

 “Você, leitor, percebe a importância da atividade física?  No Studio Bella Forma temos essa preocupação: tornar mente e corpo uma barreira contra toda doença ou vírus através do nosso treinamento personalizado, onde focamos no seu objetivo e transformamos ele em realidade”, diz Murilo Silva.

+

Saúde Mais