Em meio ao colapso na saúde, população se aglomera no terminal de ônibus em Chapecó

De acordo com a Guarda Municipal, uma ação com a Vigilância Sanitária será realizada no local para intensificar as orientações e os cuidados dos usuários

Em um momento em que Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, vive um colapso na saúde em decorrência da Covid-19, imagens de aglomerações no Terminal Urbano estão circulando nas redes sociais. O flagra mostra superlotação no local com inúmeras pessoas desrespeitando o distanciamento social de 1,5 metros. 

Inúmeras pessoas são flagradas descumprindo o distanciamento social. – Foto: Reprodução/NDInúmeras pessoas são flagradas descumprindo o distanciamento social. – Foto: Reprodução/ND

De acordo com a assessoria de imprensa da Auto Viação Chapecó, responsável pelo transporte coletivo no município, no que compete ao espaço dentro dos ônibus, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas. 

Além do uso obrigatório de máscara e álcool em gel, os ônibus recebem apenas 70% de sua capacidade, respeitando o distanciamento. A assessoria informou, ainda, que os itinerários também estão sendo realizados com horários reduzidos desde que a pandemia iniciou e que a responsabilidade de fiscalização no terminal urbano é da prefeitura.

Fiscalizações

O comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Roger Lima, disse que foi informado do registro de aglomerações e que uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária será realizada no local para verificar se as normas sanitárias estão sendo seguidas, tanto por usuários como pelos estabelecimentos comerciais. 

Segundo ele, a fiscalização é realizada com frequência, mas não existe um fiscal fixo no local. “Quando os fiscais de transporte recebem denúncias de aglomeração nossa equipe se desloca para verificar a situação e orientar a população”, explicou.

Lima esclareceu que, de acordo com o decreto municipal, quem for flagrado descumprindo as normas sanitárias estará sujeito a penalidades. “A infração para pessoa física é de R$ 150,00 a R$ 500,00”, disse. 

Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde