Em véspera de feriado, SC recebe mais 209 mil doses de vacina contra Covid-19

Os imunizantes chegaram às 8h10 desta quarta-feira (2) e serão utilizados como primeira dose, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica

A véspera de feriado começou com mais 209.750 doses de vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. As doses da AstraZeneca chegaram no aeroporto de Florianópolis às 8h10 desta quarta-feira (2). Com a remessa, o Estado soma um total de 3.437.010 unidades recebidas do Ministério da Saúde.

Imunizantes chegaram às 8h10 em Florianópolis – Foto: Dóia Cercal/Secom/Divulgação/NDImunizantes chegaram às 8h10 em Florianópolis – Foto: Dóia Cercal/Secom/Divulgação/ND

Agora, os imunizantes serão encaminhados para a para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, onde será organizada a logística às 17 regionais de Saúde. O lote tem 6,5 mil doses a mais que a última remessa, que chegou em 26 de maio na Capital.

Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), as vacinas começam a ser distribuídas no início da tarde desta quarta-feira. O quantitativo que será encaminhado para cada município, porém, está sendo contabilizado pela área técnica do órgão.

Para o transporte às centrais regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Lages e Mafra, será utilizado o avião do Corpo de Bombeiros Militar. A previsão é que a distribuição seja concluída ainda nesta quarta.

Novas doses na sexta

Mais 21.060 doses da vacina norte-americana Pfizer chegam ao Estado na sexta-feira (4), conforme novo anúncio da Dive, desta quarta. A previsão é de que a distribuição comece na próxima semana.

As duas remessas serão utilizadas como primeira dose, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Informações sobre os grupos vacinados serão divulgadas ao longo da quarta-feira.

Vacinas que chegaram nesta quarta-feira serão utilizadas para D1Vacinas que chegaram nesta quarta-feira serão utilizadas para D1 – Foto: Dóia Cercal/Secom/Divulgação/ND

“Com mais esses lotes de vacinas, conseguiremos dar prosseguimento à vacinação dos grupos prioritários que iniciaram a aplicação de doses recentemente e iniciar a vacinação de novos grupos”, explica o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

Em Florianópolis, segundo anúncio do prefeito, Gean Loureiro, as vacinas devem servir para iniciar também a imunização dos grupos não prioritários (abaixo dos 59 anos e sem comorbidades), ainda no fim de semana.

Grupo não prioritário

A SES (Secretaria de Estado da Saúde) começou a organizar, nesta semana, a retomada da vacinação contra a Covid-19 por idade em Santa Catarina. A ampliação, no entanto, ainda depende de deliberações.

A vacinação por faixa etária foi anunciada no último dia 27, pelo governador Carlos Moisés (PSL). A princípio, ocorrerá junto aos grupos prioritários, onde a demanda para este último grupo seja menor. A previsão é que comece por quem tem 59 anos, em ordem decrescente.

Por enquanto, as campanhas em Santa Catarina seguem restritas aos grupos prioritários. São vacinados no Estado pessoas de 18 a 59 anos de idade portadoras de comorbidades e de deficiência permanente grave, trabalhadores de educação, população privada de liberdade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde