Enfermeiros da linha de frente ainda não foram vacinados contra Covid-19 em SC

De acordo com levantamento parcial do Conselho Regional de Enfermagem, 590 profissionais de 44 cidades não foram imunizados nem com a primeira dose

Profissionais de enfermagem de 44 cidades catarinenses ainda não foram vacinados contra Covid-19. São 590 trabalhadores que sequer tomaram a primeira dose. Entre os profissionais, há pessoas na linha de frente de hospitais e autônomos que, muitas vezes, cuidam de idosos.

O levantamento parcial foi realizado pelo Coren/SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina), em parceria com a SES (Secretaria de Estado da Saúde), com dados de 13 a 20 de abril.

Enfermeiros de 44 cidades ainda não foram vacinados contra Covid-19 em SC – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/NDEnfermeiros de 44 cidades ainda não foram vacinados contra Covid-19 em SC – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/ND

De acordo com o órgão, metade desse contingente atua na Grande Florianópolis, especialmente na Capital, seguida de São José.

Como não existe um piso salarial em vigor para os autônomos na saúde, o Coren alerta que há técnicos recebendo até R$ 750 mensais em jornadas exaustivas de plantões, além de nem todos atuarem com carteira assinada.

As informações são coletadas por meio de um formulário preenchido pelos próprios profissionais. O objetivo é agilizar a imunização dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Desde o dia 20, centenas de trabalhadores já acrescentaram seus dados, que serão divulgados na próxima parcial, ainda sem data definida.

O Coren ressalta que realizou a filtragem e conferência das informações de cadastro e situação profissional de cada um dos que responderam à pesquisa. Também checaram nomes, municípios de atuação e inscrição profissional.

Os dados foram encaminhados à secretária da Saúde Carmen Zanotto, por meio de um ofício na noite de quinta-feira (22), para acelerar a imunização da categoria. Em Santa Catarina, há cerca de 65 mil profissionais de enfermagem.

+

Saúde