Engasgo em bebês: vereador quer que maternidades de Joinville orientem pais

Proposta que tramita na Câmara determina que maternidades ofereçam treinamento aos pais sobre primeiros socorros

Você provavelmente já viu alguma notícia de bebês que engasgam e são salvos pelos bombeiros ou pelos próprios pais, não é? Em Joinville, no Norte de Santa Catarina, um vereador quer que as maternidades orientem a família sobre esse tipo de acidente ainda antes da alta hospitalar.

Projeto quer que maternidades de Joinville orientem famílias sobre engasgamento de bebês – Foto: NappyProjeto quer que maternidades de Joinville orientem famílias sobre engasgamento de bebês – Foto: Nappy

O projeto de lei do vereador Pastor Ascendino (PSD), apresentado neste mês, determina que hospitais e maternidades forneçam orientações e treinamentos sobre primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção da morte súbita.

As orientações devem ser oferecidas ainda antes da alta do recém-nascido, mas a escolha por recebê-las ou não fica a cargo dos pais, que terão de assinar um termo afirmando a rejeição caso não queiram receber as informações.

As maternidades e hospitais devem divulgar a lei em local visível para que os pais tomem conhecimento da iniciativa. Caso a legislação seja aprovada, passaria a valer em 120 dias.

“Através da manobra de Heimlich, os responsáveis, devidamente orientados, poderão salvar muitas vidas dos recém-nascidos”, justificou o vereador na proposta.

O projeto ainda vai passar pelas comissões antes de ser analisado em plenário, onde será votado por todos os vereadores.

O que já existe nas maternidades de Joinville

De acordo com o Hospital Unimed, embora não haja algo formalizado, existe a orientação verbal pela equipe de saúde à família do recém-nascido. Além disso, a instituição oferece curso aos pais com instruções sobre casos de engasgamento, mas o treinamento está suspenso por causa da pandemia.

O Hospital Dona Helena informou que a equipe assistencial oferece orientações, principalmente, no processo de aleitamento materno. Os médicos pediatras também fornecem instruções.

A Secretaria de Estado da Saúde foi questionada sobre os procedimentos na Maternidade Darcy Vargas, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...