Enterro de irmãos que rejeitaram vacina em SC tem apelo por imunização contra Covid-19

Após serem intubados em decorrência da doença, os três irmãos morreram em um intervalo de oito dias; quase 350 mil moradores de SC não tomaram a 2ª dose no prazo

A família Carboni perdeu três entes para a Covid-19 entre os dias 13 e 21 de setembro, em São João do Sul. Os irmãos Valdir, de 49 anos; Denilde, de 52; e Deneci, de 51, se recusaram a tomar a vacina contra o vírus. No enterro de cada um deles, o irmão Altair fez um apelo para os demais familiares se protegerem, conforme apurou o portal UOL.

irmãos de SCIrmãos faleceram em intervalo de oito dias. Na foto: Denilde, Valdir e Deneci – Foto: Montagem/Reprodução/Redes Sociais

Ele contou ao jornal que os familiares “não quiseram a vacina por falta de informação, falta de divulgação dos motivos para tomar”. As duas irmãs sofriam de diabetes, que é uma dos fatores de comorbidade na infecção. Ao menos 12 familiares contraíram o coronavírus.

Os irmãos foram procurados pela secretaria municipal de Saúde, que realizou a busca ativa dos faltantes da vacina, contou a pasta. Mas eles se negaram a vacinar por opção pessoal. Os filhos das vítimas negam que tenha ocorrido a procura.

Valdir e Denilde morreram no mesmo dia, em 13 de setembro. Após contraírem a doença, os três irmãos foram inicialmente internados em Praia Grande. Com o agravamento do quadro de saúde, eles foram levados ao Hospital Dom Joaquim, no município vizinho de Sombrio, onde foram intubados.

Já Deneci morreu nesta terça-feira (21). Ela ficou 21 dias internada e passou pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional de Araranguá.

Quase 350 mil sem a 2ª dose

Até esta terça-feira (21), 341.554 moradores de Santa Catarina não tomaram a segunda dose no prazo, conforme a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Sanitária). A imunização completa só ocorre quando o esquema vacinal é concluído.

A Astrazeneca é a vacina com mais faltantes, somando 149.150. Depois vem a Coronac (96.242) e na sequência, a Pfizer (96.162), detalha a Dive.

+

Saúde

Loading...