Entidades de classe e setores de comércio prestam homenagem à Mário José Gonzaga Petrelli

Federações prestaram suas homenagens ao presidente emérito e fundador do Grupo ND, Mário José Gonzaga Petrelli

Após a morte do presidente emérito e fundador do Grupo ND, Mário José Gonzaga Petrelli, no início da tarde desta quarta-feira (22), as entidades de classe e de setores de comércio da Santa Catarina prestaram sua homenagem ao falecimento do empresário de 84 anos.

Após passar mal em sua residência, Mário Petrelli foi encaminhado para o Hospital Baía Sul, na noite da última terça-feira (21). Devido uma hemorragia durante procedimento de endoscopia, o fundador do Grupo ND treve uma parada cardíaca e não resistiu.

Confira a homenagem das entidades:

Fecomercio/SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina)

“Era um líder visionário e estratégico por onde passava. Foi assim no ramo de seguros e no setor de comunicação. Sem dúvidas, será lembrado como o protagonista da comunicação catarinense. Era um grande articulador político e conhecia como ninguém os meandros da história de Santa Catarina e do Brasil, com uma memória incrível. Aos 84 anos, era um homem afável, dinâmico e de uma inteligência vibrante, sempre muito inspirador. A Fecomércio SC lamenta profundamente o falecimento do Sr Mário Petreli”.

Bruno Breithaupt, presidente da Fecomercio

Sebrae/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

O Sebrae/SC, por meio da sua diretoria executiva, lamenta profundamente o falecimento do Sr. Mário Petrelli, empresário visionário que contribuiu para o fortalecimento da comunicação catarinense e brasileira.

Ao reconhecer o seu legado, lembramos o entusiasmo com que sempre valorizou as pautas relacionadas ao empreendedorismo, e prestamos solidariedade à família e a todos os colaboradores do Grupo RIC e Grupo ND, os quais foi fundador e presidente emérito.

ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis)

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) lamenta o falecimento do empresário Mário Gonzaga Petrelli, nesta quarta-feira (22). Cidadão de histórica e ampla atuação nos mercados de comunicação de Santa Catarina e do Paraná – construiu uma das maiores redes regionais do país, impactando mais de 16 milhões de pessoas e 10% do PIB nacional. Era o presidente emérito do grupo ND, que nasceu em meados dos anos 1970, com operações nos dois estados e que acabariam por abranger todas as mídias – emissoras de TV, jornais, rádios, portais e revista.

Advogado graduado pela Universidade Federal do Paraná, atuou com sucesso no mercado segurador brasileiro, em sociedade com os maiores players nacionais.

Mário Petrelli residiu em Itajaí, Laguna e Florianópolis – e tinha especial apreço por Santa Catarina, dedicando grande parte de seu tempo a projetos sociais e em favor do desenvolvimento do estado, além de um entusiasta do associativismo empresarial, sendo associado da ACIF. Também sempre se manifestou em favor da liberdade de expressão e contrário ao monopólio da comunicação.

Deixou os filhos Luciana, Leonardo, Mário José, Marcello e Rosimar, do casamento com Dirce Corrêa Petrelli (falecida em 2007), a viúva Mônica Barusso Buffara Petrelli – e netos.

A ACIF manifesta as condolências à família, aos amigos e aos milhares de colaboradores de suas empresas.

FCDL(Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas)

A Federação das CDLs de Santa Catarina manifesta seu pesar pelo falecimento do empresário Mário Gonzaga Petrelli, na tarde hoje (quarta-feira – 22).

Notável e arrojado empreendedor, foi um dos pioneiros da televisão em Santa Catarina e liderou a construção de um dos maiores grupos de comunicação regional do país, com forte atuação no Paraná e Santa Catarina.

Os veículos de comunicação do atual grupo ND sempre apoiaram as causas do desenvolvimento de Santa Catarina e estimularam as iniciativas do associativismo empresarial.

A FCDL/SC, em nome de todo o movimento lojista catarinense, deixa seus votos de pesar à família, amigos e colaboradores.

Ivan Roberto Tauffer

Presidente

CDL (Câmara de Dirigentes e Lojistas)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis registra sua consternação pelo falecimento do presidente do grupo ND Comunicação no Paraná e Santa Catarina, Mário Petrelli, na tarde desta quarta-feira (22), em Florianópolis.

O seu falecimento provoca dor e sofrimento a todos aqueles que acompanharam sua longa e brilhante trajetória na comunicação.

A CDL de Florianópolis se solidariza com o sofrimento dos familiares e amigos diante desta perda irreparável para toda a imprensa catarinense.

Leia também:

Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina)

Com a passagem de Mário Petrelli, Santa Catarina, a FIESC e o setor empresarial perdem um grande amigo, um importante empresário, um comunicador de primeira grandeza e um advogado incansável das mais nobres causas de Santa Catarina.

A serenidade e a capacidade de análise, mas também a coragem e a eloquência dele farão muita falta ao nosso estado. Mário Petrelli era presença frequente nos fóruns de debate da indústria e ainda no final de fevereiro esteve na FIESC para acompanhar o evento com o vice-presidente Hamilton Mourão. Nossos pensamentos estão com os familiares e equipes das empresas da família Petrelli.

Mário Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc

OAB/SC (Ordem dos Advogados do Brasil)

“O Brasil acaba de perder uma de suas grandes referências, o advogado, comunicador e empreendedor catarinense Mário José Gonzaga Petrelli.  Detentor da medalha João Batista Bonassis, maior honraria da advocacia catarinense, e com uma história de vida fantástica, a perspicácia, a sabedoria e a generosidade de Mário já nos deixa muitas saudades e adoráveis recordações.

A OAB/SC lamenta seu falecimento e é muito grata pela sua enorme contribuição à advocacia e pelo legado que deixa à sociedade. Um difícil adeus, porque é para sempre; porém, ficam as belas lições e os exemplos de vida. Felizes daqueles que puderam gozar de sua amizade e do seu convívio, pois fará muita falta ao país, especialmente neste momento difícil de crise.”

Rafael Horn, presidente da OAB/SC

Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)

A Abrasel lamenta o falecimento de Mário Gonzaga Petrelli. Criador de uma das maiores redes de comunicação regional, envolvendo o Paraná e Santa Catarina, sua história é marcada pela atuação nas mais variadas mídias desde a década de 1970. O presidente emérito do grupo ND também deixou marcas em projetos sociais e lutou por um estado empreendedor e mais desenvolvido.

A entidade deseja toda a força possível aos familiares neste momento difícil, assim como presta suas condolências aos amigos e aos colaboradores das empresas do grupo.           

ACM (Associação Catarinense de Medicina)

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) externa seu imenso pesar com a perda irreparável do advogado e empresário Mário Petrelli, fundador e presidente emérito do hoje Grupo ND de Comunicação.

Sua vida, dedicada ao desenvolvimento de Santa Catarina, transformou-se num legado sem igual e engrandeceu o estado além das fronteiras. Sua ausência será sentida por todos os familiares, incontáveis amigos e admiradores, pelos jornalistas e colaboradores da NDTV, o jornal impresso Notícias do Dia e o Portal nd+, assim como por todos com quem ele trabalhou e conviveu durante sua trajetória de 84 anos.

A todos, a Diretoria da mais antiga entidade estadual da medicina registra seu sincero sentimento de solidariedade pela insubstituível presença e história.

Ademar José de Oliveira Paes Junior
Presidente ACM

ACI (Associação Catarinense de Imprensa)

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista lamenta profundamente a morte de Mário José Gonzaga Petrelli. Empreendedor ousado, líder motivador, cidadão inspirador, o criador daquele que é hoje o principal grupo de comunicação do Sul do País, com centenas de colaboradores e presença em toda Santa Catarina e no Paraná, deixa um legado único.

Nunca será possível escrever a história da imprensa brasileira sem um capítulo especial para lembrar e destacar os feitos do cidadão, pai de família e empresário que hoje nos deixa. 

Nesse momento de dor e luto, a ACI presta solidariedade à família e a todos os amigos e colaboradores que tiveram a oportunidade de conviver e aprender com a figura ímpar de Mário José Gonzaga Petrelli e deseja sucesso aos filhos na preservação de seu enorme legado.

Arteris

A Arteris, por meio de suas concessionárias Arteris Litoral sul, Planalto Sul e Régis Bittencourt, que atuam no estado de Paraná e Santa Catarina, lamenta com profundidade o falecimento do Sr. Mário Petrelli, fundador do Grupo ND (SC) e RIC (PR). A companhia presta sinceras condolências à família e afirma que seu legado e contribuição à comunicação do país, que perde um dos seus maiores mentores, serão eternos.

+

Novidades Grupo ND