Especialista fala sobre tratamento do câncer livre de quimioterapia

O Oncologista Clínico, Dr. Fabricio Grando, esclarece sobre a oncologia de precisão e a possibilidade de longevidade com tratamento mais personalizado do câncer

Tratamento oral, mais específico e seguro contra o câncer já é uma realidade – Foto: Divulgação/Noova OncologiaTratamento oral, mais específico e seguro contra o câncer já é uma realidade – Foto: Divulgação/Noova Oncologia

Comumente, quem pensa na questão do câncer, liga o assunto direto à quimioterapia. Mas hoje em dia existe a possibilidade de passar por essa doença com outros opções de tratamento, mais específicos e seguros. Quem esclarece sobre o assunto é o médico Oncologista Clínico, Dr. Fabrício Grando.

De acordo com o especialista, o tratamento do câncer livre de quimioterapia teve suas primeiras aplicações práticas nos anos 1990, com algumas drogas que estimulavam o sistema imune para que ele combatesse o câncer, aumentando a chance de cura. Mas naquela época os efeitos adversos desses tratamentos eram semelhantes aos efeitos indesejáveis da quimioterapia.

Dr. Fabrício Grando, oncologista clínico da Noova – Foto: Divulgação/Noova OncologiaDr. Fabrício Grando, oncologista clínico da Noova – Foto: Divulgação/Noova Oncologia

“A evolução para tratamentos livres de quimioterapia é uma realidade hoje que abrange a maioria dos tumores e apresenta, muitas vezes, resultados muito superiores aos tratamentos convencionais. Um grande exemplo desses tratamentos são as imunoterapias modernas, que são capazes de destruir os tumores sensíveis e até fazerem o câncer desaparecer”, observa Dr. Fabrício.

Sobre os principais tipos de câncer que podem ser tratados sem quimioterapia, o médico afirma que a lista tem aumentado bem rápido.

“Considerando os tipos mais comuns, podemos citar que os pacientes com câncer de mama, pulmão, ovário, intestinos e pele podem ser tratados com outras medicações que não quimioterapia”, afirma.

Qual a probabilidade de cura sem quimioterapia? Em que situações têm mais chances de ocorrer?

O médico da Noova Oncologia explica que hoje a seleção de quem precisa ou não de quimioterapia é muito mais refinada.

“Sabemos que nem todos precisam dela para atingir uma maior chance de cura. Diversos fatores são considerados na exclusão da quimioterapia como opção terapêutica, sendo imprescindível a análise da genética tumoral”, diz.

“Se há 10 anos olhávamos para o tamanho do tumor e a idade do paciente para determinar qual o tratamento a ser feito, hoje olhamos para as mutações que cada tumor possui para instituir um tratamento personalizado e escolher uma droga alvo que trate especificamente a doença que o paciente tem, visando uma máxima chance de resultado favorável. É a tão comentada Oncologia de precisão”.

Oncologia de precisão permite mais longevidade

Tratamento já é realidade em variados tipos de câncer  – Foto: Divulgação/Noova OncologiaTratamento já é realidade em variados tipos de câncer  – Foto: Divulgação/Noova Oncologia

Para quem ainda não sabe, é possível que uma pessoa que descubra um câncer avançado tenha a possibilidade de uma vida longa e com qualidade de vida, sem quimioterapia.

Explica o especialista da Noova Oncologia que este tipo de tratamento já é realidade para diversas pessoas com variados tipos de câncer.

“Muitas pessoas hoje já se beneficiam da oncologia de precisão e seguem as suas vidas tomando um ou dois comprimidos por dia e, desta forma, mantendo a doença sob controle, como qualquer outra doença crônica, como hipertensão ou diabetes. É sem dúvida um grande avanço já disponível para nossos pacientes”, conta Dr. Fabrício Grando, da Noova Oncologia.

Noova Oncologia

Tratamento oral ajuda pacientes com diversos tipos de câncer – Foto: Divulgação Noova OncologiaTratamento oral ajuda pacientes com diversos tipos de câncer – Foto: Divulgação Noova Oncologia

Somos uma equipe de profissionais da área da saúde especializados em ofertar cuidados e carinho aos nossos pacientes. A missão da Noova Oncologia é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção oferecendo cuidado integral, humano e com qualidade técnica.

Mesmo que todos digam não, com um pingo de Noova acreditamos que é possível.  A visão da Noova é ser reconhecida como referência em promoção à Saúde.  

A Noova tem convênios com Casacaresc, Cassi, Celos Saúde, Elo Saúde, Fundação Assefaz, Geap, Postal Saúde, Premium Saúde, SC Saúde, SIM Plano de Saúde, Sul América e Unimed. Entre em contato.  

  •  Dr. Fabricio Pontes Grando– CRM/SC: 27939 – Oncologia Clínica (19.193)
  • Presidente Coutinho, 348 – Centro, Florianópolis
  • Telefones: (48) 3024-5300
  • WhatsApp: (48) 9 9631-5051
  • contato@noovaoncologia.com.br

Instagram

Facebook⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

+

Saúde Mais

Loading...