Estudantes podem pedir óculos gratuito em Florianópolis; veja como conseguir

Óculos gratuito poderá ser solicitado por estudantes do ensino regular e do EJA de Florianópolis; processo exige triagem e exame que comprove necessidade

A Prefeitura de Florianópolis disponibiliza gratuitamente óculos de grau. O processo licitatório que definiu as empresas que fornecerão o óculos foi concluído nesta semana.

O benefício pode ser solicitado por adolescentes e crianças em idade escolar que integram o ensino regular, que engloba os anos de ensino básico, fundamental e médio, além de estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Triagem realizada em escola municipal- Foto: PMF/Divulgação/NDTriagem realizada em escola municipal- Foto: PMF/Divulgação/ND

Leia também:

Passo a passo

Conforme a Secretaria de Saúde, os interessados em participar precisam morar na Capital. Os óculos são oferecidos para alunos matriculados nas redes públicas, mas estudantes de escolas da rede particular também podem solicitar o benefício.

Os estudantes precisam passar primeiro por triagem visual. O procedimento é realizado por profissionais treinados pelo município, que aplicam nas escolas o teste de Snellen (aquele no qual é necessário ler palavras grandes e pequenas).

Em seguida, os profissionais da educação ou da saúde que aplicam o teste emitem um documento para consulta oftalmológica, encaminhando o aluno com possível problema oftalmológico para consulta médica.

Com o documento em mãos, a pessoa deve ir até o Centro de Saúde do bairro onde reside e marcar uma consulta com o médico. Constatada a necessidade, o paciente é orientado a procurar um dos prestadores de óculos do município.

As óticas que fornecem os óculos são: Caymã e Planeta Comercial, ambas vencedoras dos processos licitatórios abertos pela Prefeitura de Florianópolis. Caso seja estudante do EJA, o comprovante de matrícula precisa ser apresentado.

Para óculos monofocal, o estudante ou responsável precisa se dirigir à Ótica Caymã (Avenida Othon Gama D’eça, 900 – Edifício Casa do Barão).

Já para óculos bifocal, deve comparecer na Planeta Comercial (Rua Andrelino Natividade da Costa, 283 – Coloninha), nas segundas-feiras, das 8h às 12h.

Caso o estudante não possa comparecer neste horário, ele deve entrar em contato no telefone (48) 3091-3876.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde