“Eu ganhei de presente de 40 anos um câncer”, relata jornalista de Joinville

Jornalista Emanuelle Torres, que descobriu um câncer aos 40 anos, ensina que a partir do momento que se aceita que a vida é finita, se vive realmente o hoje

Mais uma história de luta e superação na série de reportagem do Outubro Rosa. A jornalista Emanuelle Torres venceu um câncer de mama e agora luta contra uma metástase. Com força, apoio e fé ela está conseguindo superar os desafios da doença.

emanuela enfrenta um câncer de mamaEmanuelle Torres descobriu que tinha câncer de mama aos 40 anos e dá uma lição de vida. – Foto: Reprodução vídeo NDTV

“Eu fui dirigindo para o trabalho. E na época, dirigia 20, 30 minutos e em um dia desses quase entrei debaixo de um outro veículo. Ali ficou claro que a morte pode vir de diversas formas”, relembra Emanuelle.

Em 2018, Manu ouviu que estava com câncer na mama direita. Tudo começou com um inchaço que evoluiu para uma secreção. Consultas, exames, biópsias, uma sequência assustadora.

“Quando eu recebi meu diagnóstico, pensei, poxa, a medicina está avançada. Perguntei para o doutor se tinha um percentual de chance de cura. Ele respondeu sim e ali me apaguei à cura e não à doença”, relata.

Manu, então, encarou duas cirurgias para retirada da mama, auréola, mamilo, sessões de quimioterapia, radioterapia e hormônio terapias. tratamentos que evoluíram nos últimos anos.

oncologista Lucas, de JoinvilleOncologista Lucas Sant´Ana – Foto: Reprodução vídeo NDTV

“A gente tem conseguido fazer cirurgias com incisões menores, que fazem com que tenha menos deformidades na mama.  Também temos as medicações venosas e aí entra a quimioterapia que, infelizmente, ainda tem efeitos no nosso organismo, com náusea, cansaço, queda de cabelo”, explica o oncologista Lucas Sant´Ana.

Nos últimos anos, no entanto, a  medicina desenvolveu várias medicações para combater os efeitos colaterais, mas ainda há.

Nesse Outubro Rosa, ao realizar a rodada de exames de monitoramento, o status de Manu mudou. 

Manu cuida da alimentaçãoEmanuelle busca enfrentar a doença com otimismo, fé, alimentação saudável. – Foto: Reprodução vídeo NDTV

“Poxa! Agora o diagnostico é metástase. Aí o choro veio. A palavra câncer já é pesada. A metástase veio para dar um choque ainda maior. A outra palavra que pesa é a sobrevida. Se você tiver vulnerável e não fizer um esforço para enfrentar a jornada, ter fé, energia, disposição e aceitar a ajuda será mais penoso”, ensina Emanuelle Torres.

Alimentação saudável, leituras, reforçar a fé. Há questões que dependem da própria paciente para evitar o câncer de mama ou pelo menos passar por ele de forma mais leve.

Prevenção

“Muitas pessoas acham que a obesidade está relacionada mais a procedimentos estéticos e, na verdade, não. Nos preocupamos mais com a saúde”, explica Regiane Netto Oliveira, gestora de uma clínica de emagrecimento de Joinville.

O fato é que índices elevados de gordura subcutânea e gordura visceral podem ser preocupados.  “É preciso ter um cuidado maior com essas gorduras.”

Combater a obesidade, fazer exercícios físicos, dormir bem, ter uma alimentação saudável e não fumar devem ser adotados por todos como uma forma de prevenção a doenças, reforça a oncologista Andrea Santin.

“Isso tudo faz com que o corpo crie um ciclo saudável”, complementa Andrea.

“Eu ganhei de presente de 40 anos um câncer de mama e aos 43 anos ganhei o segundo câncer. E nesses dois momentos tiveram as partes tensas, de sombras, de luzes, como se fosse um deserto, um momento muito solitário, você a doença. Mas o que fica muito claro  como um presente da vida é o óbvio: a vida é finita. E a partir do momento que você aceita que a vida é finita, você vive o hoje. E, ao viver o hoje, você, de fato, está vivendo. Se toque”, finaliza e ensina Manu.

*Reportagem especial de Kelly Borges, da NDTV Record Joinville

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...