Família de SC faz live em enterro para fiéis se despedirem de pastor

Avelino Fernandes, de 50 anos, morreu em decorrência da Covid-19 no começo da manhã de segunda-feira (31) em Xanxerê

Uma família de Abelardo Luz, município do Oeste de Santa Catarina, realizou uma transmissão ao vivo no Facebook para amigos e fiéis se despedirem do pastor Avelino Fernandes, de 50 anos. Ele morreu vítima da Covid-19 no começo da manhã de segunda-feira (31).

Enterro foi acompanhado por milhares de pessoas – Foto: Reprodução/Facebook/ND

Em função dos protocolos de prevenção ao novo coronavírus, velórios são vetados nestes casos. Quando o óbito ocorre no hospital, a vítima é levada em caixão lacrado para a funerária e depois para o cemitério.

Desta forma, a viúva do pastor teve a iniciativa de transmitir o sepultamento do marido na internet para que familiares, amigos e fiéis que acompanharam os dias de angústia tivessem a oportunidade de se despedirem de Avelino.

“Não poderia deixar de fazer essa live e dar a oportunidade destas pessoas participarem deste momento tão doloroso e difícil. Não poderia ser egoísta de me despedir somente com a minha família, sabendo que muitas pessoas estiveram conosco nesta guerra com muita oração, onde infelizmente perdemos a batalha”, lembrou Sonia Miotto, de 40 anos.

Avelino faleceu no HRSP (Hospital Regional São Paulo), em Xanxerê, onde foi internado no dia 1º de agosto com pneumonia bacteriana. Apenas no quarto exame, o pastor foi diagnosticado com a Covid-19, contudo, ele já se encontrava em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

“Conversamos dois dias depois da internação dele, conseguimos fazer uma chamada de vídeo, depois ele foi entubado e não conseguimos mais conversar”, contou a viúva.

A mulher lembra que a família estava esperançosa pela recuperação de Avelino, visto que ele apresentou períodos de melhora no quadro de saúde na metade do mês, mas logo a situação se agravou novamente e levou o pastor a morte.

Ela lembra que antes de ser hospitalizado, o marido apresentou sintomas leves da Covid-19, contudo, “de um dia para o outro começou a sentir falta de ar”.

Às 16h30 desta terça-feira (1º), a transmissão realizada no perfil da esposa da vítima passava de 38 mil visualizações e 1,1 mil comentários de solidariedade à família. Sonia diz que já recebeu mensagens de pessoas de várias partes do Brasil e de outros países como Portugal, Espanha, Alemanha, França e Itália.

Avelino morreu aos 50 anos por conta da Covid-19 – Foto: Reprodução/Facebook/ND

“Ele teve um ministério muito relevante diante da sociedade catarinense, muitos amigos estavam numa batalha de orações aqui no Brasil e em outros países. Infelizmente perdemos a guerra nesta terra do covid, mas meu agradecimento a todos que estiveram conosco”, agradeceu.

Avelino era natural de Tubarão e era responsável pela primeira Igreja Quadrangular de Abelardo Luz. Ele foi sepultado no cemitério do município. Filhos do pastor acompanharam o enterro pela internet. 

+

Saúde