Iniciativa em homenagem ao Dia dos Pais é uma parceria entre estúdio de Fotografia e o hospital Mari ...
Farmacêuticos serão treinados para testes de Covid-19 nas farmácias
Resolução publicada na quarta (29) determina a obrigatoriedade de a testagem ser feita por farmacêutico habilitado em farmácias licenciadas
A utilização dos testes rápidos para Covid-19 teve resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29). Na publicação, de número 377/20, fica determinada, em caráter temporário e excepcional, a utilização da testagem em farmácias.

O procedimento deverá ser realizado exclusivamente por farmacêuticos, em estabelecimentos licenciadas pela autoridade sanitária local. Os testes rápidos são do tipo “ensaios imunocromatográficos”, esclarece o CRF (Conselho Regional de Farmácia) do Estado de São Paulo.
Leia também:
- Ministro da Saúde admite escalada da Covid-19 no Brasil
- Anvisa libera farmácias para aplicarem teste rápido de Covid-19
Esse tipo de testagem faz a pesquisa de anticorpos ou antígeno do novo coronavírus. Não possui fins de diagnóstico confirmatório. Resultados negativos não excluem infecção por SARS-Cov-2.
Já os positivos não podem ser considerados evidência absoluta de infecção. Devem receber interpretação por profissional de saúde em associação com dados clínicos e outros exames laboratoriais.
Os CRFs pretendem orientar e capacitar seus associados, fornecendo orientações para que não haja aglomerações nas farmácias. Será obrigatório o uso de equipamentos de proteção para os profissionais e pacientes envolvidos na realização dos testes.