Feriadão é marcado por aglomerações em Florianópolis

Mesmo com a proibição da permanência na faixa de areia, praias estavam lotadas; festas de Halloween também movimentaram beach clubs da Capital catarinense

Mesmo com a proibição da permanência de pessoas na faixa de areia, um movimento intenso de banhistas tem sido registrado nas praias de Florianópolis, desde sábado (31).

Há registros em Canasvieiras, Joaquina, Jurerê Internacional, Ingleses e Armação do Pântano do Sul. Nos beach clubs da Capital, festas com temática de Halloween também resultaram em aglomerações.

Veja o vídeo com o movimento na praia da Armação na tarde deste domingo:

A prefeitura de Florianópolis proíbe a permanência da população na faixa de areia, em decreto renovado no dia 18 de setembro. Os beach clubs também são um forte atrativo e têm somado registros de aglomerações e festas clandestinas. 

Dez mulheres posam para foto na areia. Mar ao fundoGrupo reunido na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, durante feriadão – Foto: Divulgação ND

Nas praias, grupos de amigos se encontraram para fotos e postaram nas redes sociais. Também foi possível perceber aglomerações nas mesas de restaurantes na beira do mar.

Nos beach clubs, o dia 31 de outubro encheu os locais para celebrar o chamado Halloween, o Dia das Bruxas. Em vídeos nas páginas oficiais, os estabelecimentos mostraram como as festas ficaram lotadas.

Fiscalização

A GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) está com 80 agentes nas ruas durante todo o feriadão. Além das praias, a GMF também está atuando em atendimentos pelo 153, em conjunto com a Vigilância Sanitária. Nesta madrugada, as operações foram até cerca de 2h da manhã, nos cemitérios e 24h na Passarela da Cidadania, onde ficam as pessoas em situação de rua. 

Em nota, a Prefeitura informou que foi definido que a GMF ficaria nas duas principais praias mais movimentadas e com maior índice de turistas da cidade: Canasvieiras e Jurerê. Como a operação é em conjunto com a PM (Polícia Militar), eles também ficaram responsáveis em fiscalizar as demais praias com maior movimento.

A Vigilância Sanitária informou que na noite desta sexta-feira (30) foram realizadas 22 fiscalizações em bares, restaurantes e pizzarias. A ação entre Vigilância Sanitária e Guarda Municipal resultou em três multas aplicadas. Os valores podem ir de R$2.500 a R$500 mil  dependendo do descumprimento. 

Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, neste domingo de feriadão de Finados – Foto: Divulgação/NDPraia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, neste domingo de feriadão de Finados – Foto: Divulgação/ND

No sábado (31), foram 24 estabelecimentos vistoriados. Foram emitidos 20 autos de intimação. As fiscalizações foram no Centro, Continente e Lagoa da Conceição. 

Durante o domingo (1º), até o momento, 30 estabelecimentos foram fiscalizados, resultando em 3 multas por não uso ou uso incorreto de máscaras pelos funcionários. As fiscalizações foram nos bairros Jurerê, Santo Antônio de Lisboa, Campeche, Ribeirão e Pântano do Sul.

Na noite deste domingo e madrugada de segunda-feira a GMF continuará atuando em conjunto com a Vigilância Sanitária nos estabelecimentos e atendendo denúncias na Capital, no número 153.

“Falta conscientização”

Segundo o sócio e gerente geral da 300 Cosmo Beach Club, Jony Wolf, o estabelecimento está atendendo com ⅓ da capacidade de clientes, recebendo uma média de 350 pessoas sentadas em mesas com distanciamento de 1,5 metro. 

“Limitamos a quantidade por mesa em até 8 pessoas. Quando são familiares que convivem na mesma casa permitimos um número maior, porém separamos apenas 10% das mesas para esse fim. Temos dois ambientes separados, interno e externo, com entradas e saídas diferentes para não ter comunicação entre os ambientes”, explicou.

O local trabalha com equipe de segurança e orientação com 13 pessoas destinadas apenas para fiscalização, além dos atendentes e toda a equipe do local que constantemente orienta os clientes. Álcool em gel, aferição de temperatura, cobrança do uso de máscaras, limitação de som. De acordo com Wolf, todas as medidas estão sendo tomadas, mas falta conscientização das pessoas. 

Praia da Armação, no Sul da Ilha, na tarde deste domingo (1º) – Foto: Caroline Oliveira/NDTVPraia da Armação, no Sul da Ilha, na tarde deste domingo (1º) – Foto: Caroline Oliveira/NDTV

“Existe uma dificuldade extrema das pessoas aceitarem. Se não cobrarmos, ninguém usa máscara. É uma preocupação gigantesca, temos medo de regredir as liberações por conta disso. A cobrança sempre cai nos estabelecimentos, mas se as pessoas forem responsáveis tudo fica mais fácil”, afirma o gerente que relatou ter recebido, somente na noite de sábado, quatro visitas de fiscalização e outras duas durante o domingo. 

Segundo o gerente do Acqua Plage Jurerê Internacional, Fabiano Felício, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas no local. Distanciamento das mesas de 1,5 metro, acomodações de clientes somente mediante reserva e sentado. Tapete higienizador, álcool gel distribuídos por toda a casa e uso obrigatório de máscaras são algumas das medidas de segurança adotadas pelo beach club. 

“É sempre uma luta fazer com que todos os clientes obedeçam a regra. Temos equipe de segurança e brigada de trabalho treinada para instruir os clientes a colocar a máscara e tomar todas as medidas, mas as pessoas precisam contribuir”, destacou. 

Operação Finados

A PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) realiza uma operação para fiscalizar as aglomerações. A ação iniciou no sábado (31) e vai até terça, dia 2 de novembro.

O reforço de efetivo é especialmente no litoral catarinense e na região da Grande Florianópolis, pela expectativa de grande presença de turistas nestas regiões.

Para o dia 2 de novembro, a PMSC estará com operações especiais e pontuais nos cemitérios e suas imediações, devido à grande movimentação de pessoas nesses locais.

Grupo de banhistas entre crianças e adultos posam para foto na areia e mar ao fundo.Na praia de Canasvieiras, grupo se reúne para foto mesmo com a proibição da permanência na areia – Foto: Divulgação/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...