Fim de semana de Carnaval tem aglomerações em cidades de SC

Foram registradas ocorrências de aglomerações nas cidades de Florianópolis, São José, Imbituba, São Francisco do Sul e Garopaba

As restrições impostas pelo governo estadual e prefeituras para evitar a transmissão do coronavírus, incluindo o cancelamento das folgas de Carnaval, não foram suficientes para evitarem aglomerações no final de semana que seria carnavalesco. Autoridades locais registraram ocorrências nas cidades de Florianópolis, São José, Imbituba, São Francisco do Sul e Garopaba.

Casa noturna é interditada na Praia do Rosa por promover aglomeração – Foto: Divulgação/Vigilância em Saúde/NDCasa noturna é interditada na Praia do Rosa por promover aglomeração – Foto: Divulgação/Vigilância em Saúde/ND

Na Capital catarinense, policiais militares tiveram que dispersar, na madrugada de domingo (14), cerca de 400 pessoas que se aglomeravam na rua Victor Meirelles, no Centro da cidade.

Inicialmente, a PM esteve no local para orientar que o público, que se reunia em frente aos bares, fosse embora, no entanto não foi atendida e acabou retornando para dispersar as pessoas.

Principal preocupação das autoridades, como a avenida Paulo Fontes, Largo da Alfândega, Praça XV de Novembro e avenida Hercílio Luz, não houve registros de aglomerações.

A Polícia Militar também interveio em um baile funk no Morro do Mocotó, na região central de Florianópolis. Foram apreendidos aparelho de som e banheiros químicos instalados no local. Houve ainda dispersão em um bar no bairro Tapera, Sul da Ilha, onde aproximadamente 60 pessoas estavam reunidas.

Pessoas aguardavam na fila para entrar em casa de show na cidade de São José – Foto: Reprodução/NDPessoas aguardavam na fila para entrar em casa de show na cidade de São José – Foto: Reprodução/ND

Na cidade de São José, Grande Florianópolis, a Vigilância Sanitária Estadual interditou no sábado (13) uma casa de shows localizada na região do Sertão do Maruim, por descumprimento à portaria 1024, que define regras para a retomada de eventos e casas de shows. Nas redes sociais, imagens mostraram aglomerações e filas do lado de fora do estabelecimento.

Em Imbituba, litoral Sul do Estado, a Diretoria de Vigilância em Saúde do município, interditou na noite do sábado (13) uma casa noturna que estava promovendo aglomeração, na praia do Rosa. O local não seguia as determinações estabelecidas por decretos municipal e estadual para evitar a propagação do coronavírus.

Nas ruas da praia da Ferrugem, em Garopaba, também no litoral Sul de SC, muitas pessoas se reuniram para festejar o carnaval. Nas noites de sexta-feira (12) e sábado (13), eram flagrantes as aglomerações, principalmente nas faixas de areia. A prefeitura da cidade cancelou as festividades carnavalescas.

Em São Francisco do Sul, no litoral Norte do Estado, mesmo com o cancelamento das festas de carnaval, não impediu aglomerações na noite de sábado (13) na Prainha, tradicional ponto de encontro dos foliões.

Operação Verão Seguro

A PM iniciou na sexta-feira (12), a Operação Verão Seguro em 29 municípios litorâneos, 22 estâncias hidrominerais, duas zonas alfandegárias e em 129 áreas de proteção ambiental, com mais de 5 mil policiais na fiscalização.

“O objetivo é o de evitar o contágio pelo novo coronavírus e contamos com o apoio dos municípios para que não ocorra aglomerações e situações que proporcionem a quebra das regras sanitárias e de aumento do índice de contaminação”, afirma o comandante-geral da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), coronel Dionei Tonet.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde