Fique alerta ao câncer de colo de útero. Campanha Janeiro Verde chama para prevenção
Se você ainda não fez os exames preventivos, procure seu médico e evite a doença que é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres

Neste mês, a Noova Oncologia está engajada na campanha do Janeiro Verde, que vem para conscientizar sobre a prevenção e tratamento para o câncer de colo de útero.
A doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV, e é o 3º tipo de câncer mais comum entre as mulheres. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Portanto, nunca é demais alertar para a necessidade de prevenção, que deve ser feita com a vacinação contra o HPV e a realização do exame preventivo (Papanicolau).
Inca estima 16.590 novos casos no ano

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição.
Os pré-cânceres de colo do útero são diagnosticados com muito mais frequência do que o câncer de colo do útero invasivo. O câncer de colo do útero foi uma das causas mais frequentes de morte por câncer em mulheres. A taxa de mortalidade por câncer de colo do útero caiu significativamente com o aumento do rastreamento da doença através do exame de Papanicolau. Mas isso não mudou muito nos últimos 10 anos.
Prevenção sempre! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A prevenção envolve uma série de ações que devem ser realizadas em conjunto, aumentando sua eficácia.
É importante atentar que, mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada (a partir dos 25 anos), deverão fazer o exame preventivo periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos oncogênicos do HPV.
O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano – HPV, vírus sexualmente transmissível.
Dr. Ygor Viera de Oliveira – Ginecologia (6298) e Mastologia. CRM/SC: 9000

- Presidente Coutinho, nº 348 – Centro, Florianópolis/SC.
- Telefones: (48) 3037-4300 e 3024-5300
- WhatsApp: (48) 9 9631-5051
- Instagram: @noovaoncologia
- Facebook: @ClinicaNoovaOncologia
Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+
Entre no grupo