Florianópolis amplia capacidade de testagem diária para Covid-19

Centro exclusivo para os exames no Norte da Ilha agora consegue realizar 150 exames/dia do tipo PCR

O Centro de Testagem exclusivo para Covid-19 Norte da Ilha dobrou sua capacidade neste mês e agora consegue realizar 150 exames do tipo PCR por dia para a comunidade da região. Com esse aumento, a capacidade diária do município é de 1.300 testes por dia para o diagnóstico da doença.

Centro de testagem exclusivo para Covid-19 do Norte da Ilha agora opera no centro de saúde de Canasvieiras – Foto: PMF/Divulgação/NDCentro de testagem exclusivo para Covid-19 do Norte da Ilha agora opera no centro de saúde de Canasvieiras – Foto: PMF/Divulgação/ND

Ao todo, a unidade já realizou 5.452 destes testes desde que foi aberta até terça-feira (26). Apenas os cinco centros de testagem exclusivos para o diagnóstico do coronavírus do município já realizaram mais de 30 mil testes desde que começaram as atividades.

A estrutura do Norte da Ilha também mudou de endereço e fica agora no centro de saúde do bairro Canasvieiras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Além dos centros exclusivos, os exames do tipo PCR podem ser realizados também no drive-thru montado pela Prefeitura da Capital na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).  Os testes rápidos podem feitos nas unidades de saúde. Ao todo, Florianópolis tem hoje 59 locais para testagem da doença.

O encaminhamento para testagem, destaca a administração municipal, deve ser feito exclusivamente pelas equipes de saúde.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, destaca a importância  da realização para o acompanhamento do avanço do coronavírus e a redução do contágio na cidade.

“A testagem em massa é fundamental sabermos qual é a verdadeira situação do município na pandemia e para monitoramos tanto os casos positivos quanto os seus contatos. É muito importante que, ao suspeitar de infecção pelo coronavírus, a pessoa procure as nossas equipes de saúde para serem avaliadas e testadas. Após a realização do exame, também acompanhamos o diagnóstico e evolução dos casos”, explica.

Centro de testagem de Coqueiros já realizou 2.013 exames para Covid-19 – Foto: PMF/Divulgação/NDCentro de testagem de Coqueiros já realizou 2.013 exames para Covid-19 – Foto: PMF/Divulgação/ND

População deve ficar atenta ao contato do município

A Prefeitura de Florianópolis também alerta sobre a importância de a população que está com suspeita de infecção pelo coronavírus permanecer atenta ao celular e manter atualizado seu cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde).

Os centros de testagem exclusivos para Covid-19 levam, em média, 24 horas entre o agendamento e a coleta de exames para a doença. Por isso, é preciso que as pessoas estejam alertas, durante esse período, para não perder a oportunidade de realizar rapidamente a coleta.

Para atualização do cadastro no SUS, a população deve acessar o link bit.ly/cadastrosusfloripa. Ao suspeitar de algum sintoma da doença, explica a Secretaria Municipal de Saúde, a população deve entrar em contato com o Alô Saúde Floripa pelo número 0800.333.3233, para receber todas as orientações necessárias.

Segundo o Covidômetro, portal da Prefeitura da Capital que informa os dados sobre o coronavírus e leitos de UTI disponíveis na região da Grande Florianópolis, a cidade registra nesta quinta-feira (28) 51.696 casos confirmados e 382 óbitos decorrentes da doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI na região é de 78.03% (80% para adultos).

O encaminhamento para testagem, destaca a prefeitura, deve ser feito exclusivamente pelas equipes de saúde – Foto: PMF/Divulgação/NDO encaminhamento para testagem, destaca a prefeitura, deve ser feito exclusivamente pelas equipes de saúde – Foto: PMF/Divulgação/ND

Endereço e quantidade de testes realizados por cada centro de testagem exclusivo

CTD Covid-19

Centro – 9.403 testes, até terça-feira (26)

Neim Almirante Lucas Alexandre Boiteux – situado na avenida Mauro Ramos, 658.

Continente – 8.269 testes, até terça-feira (26)

Lamuf – rua Aracy Vaz Callado, 742, Estreito

Coqueiros – 2.013 testes, até terça-feira (26)

Ao lado do centro de saúde do bairro – av. Eng. Max de Souza, s/n.

Norte -5.452 testes, até terça-feira (26)

  1. Francisco Faustino Martins, s/n – Vargem Grande

Sul – 5.167 testes, até terça-feira (26)

Neim (Núcleo de Educação Infantil Municipal) do Campeche – servidão Dionízio Raphael Ignácio, 287.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis