Florianópolis anuncia distribuição de absorventes nas escolas

Objetivo é combater a pobreza menstrual, problema que também contribui para a evasão de alunas da rede de ensino

A Prefeitura de Florianópolis anunciou neste domingo (26) a distribuição de absorvente para todas as meninas da rede de ensino que estão em idade menstrual. A previsão é o item de higiene pessoal comece a ser entregue gratuitamente em 2022.

Absorventes serão distribuídos nas escolas de Florianópolis a partir de 2022Compra dos produtos ocorrerá em 2021, e distribuição já no início de 2022, segundo prefeitura de Florianópolis – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

O objetivo é combater a chamada “pobreza menstrual”. O termo dá nome à falta de acesso aos produtos de higiene menstrual. Estima-se que 22% das mulheres brasileiras não tenham acesso aos itens. Devido a falta, muitas meninas acabam “improvisando” absorventes, o que pode provocar infecções e outras danos para a saúde.

O prefeito Gean Loureiro fez o anúncio por meio das redes sociais. Através de um vídeo, ele afirmou que “temos que discutir mais [a pobreza menstrual] e estamos demorando. Chegamos em 2021 e tem meninas que não vão para a aula porque estão menstruadas”.

A distribuição está prevista para iniciar já no início do próximo ano letivo. Para isso, a compra dos itens de higiene menstrual deve ser feita ainda em 2021.

Projeto de lei em Florianópolis

A discussão não é nova em Florianópolis. Na Câmara Municipal tramita desde março o projeto de lei que propõem a criação do “Programa Municipal de Erradicação da Pobreza Menstrual no Município de Florianópolis”. A iniciativa é da vereada Carla Ayres (PT).

Entre outras coisas, o projeto prevê a criação de materiais educativos e campanhas que combatam a desinformação em torno da menstruação. Também propõem o dia da Higiene Menstrual, a criação de canais e distribuição dos itens de higiene.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...