Florianópolis avança mais de 34% de cobertura em saúde bucal nos centros de saúde neste ano

Índice era de 19,66% em janeiro de 2021 e é de cerca de 54% hoje, com a contratação de cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal para atuação nos centros de saúde da Capital, informa prefeitura

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, aumentou em mais de 34% a cobertura populacional das equipes de saúde bucal. O índice era de 19,66% em janeiro deste ano e é de cerca de 54% hoje, com a contratação de cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal para atuação nos centros de saúde da Capital. Isso significa que mais de 175 mil pessoas podem ser beneficiadas com o crescimento.

Florianópolis oferta serviços especializados em dois centros, no Continente e na região central da cidade – Foto: PMF/Divulgação/NDFlorianópolis oferta serviços especializados em dois centros, no Continente e na região central da cidade – Foto: PMF/Divulgação/ND

“A oferta de atenção odontológica próxima da população visa o cuidado continuado e integral e a redução de inequidades históricas”, afirma Valeska Maddalozzo Pivatto, coordenadora de Saúde Bucal, da Gerência de Atenção Primária da Secretaria de Saúde da Capital.

O lançamento do painel de indicadores, um portal para acompanhamento da produção e demais indicadores de interesse da secretaria e da população, também auxiliou no aperfeiçoamento do trabalho dos profissionais, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, segundo ela. O atendimento às gestantes e o acesso das pessoas ao serviço odontológico foram algumas das áreas contempladas.

Valeska lembra ainda que o processo de avaliação dos serviços públicos é fundamental na busca de efetividade e eficiência e ressalta que a saúde bucal de Florianópolis é reconhecida nacionalmente como umas das melhores do país. “A Secretaria Municipal de Saúde busca a constante qualificação das equipes e ampliação do acesso da população ao atendimento odontológico, por entender quão essencial é o cuidado com a saúde bucal”, explica.

Serviços especializados

Florianópolis oferta ainda serviços especializados em dois centros de especialidades odontológicas (Centro e Continente), com oferta de atendimentos de odontopediatra, periodontia, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, prótese total, pacientes especiais e estomatologia.

A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde da Capital lembra que a pandemia de Covid-19 desafiou as equipes da pasta a reorganizarem seu processo de trabalho e suas práticas diárias, tendo em vista o consultório odontológico como um local de potencial disseminação do vírus, caso não sejam seguidos protocolos rigorosos de cuidado.

“A redução dos atendimentos odontológicos, nos momentos mais críticos da pandemia, postergou tratamentos de rotina que estão sendo absorvidos pela rede de saúde bucal, paulatinamente. Reforçamos ainda que o cuidado diário com a saúde bucal é muito importante e evita o agravamento de doenças, quadros de dor e internações hospitalares. Ter um sorriso saudável é colaborar com a saúde geral do organismo”, esclarece.

A pesquisa nacional de Saúde Bucal, chamada SB Brasil, que acontece a cada dez anos, será feita no início de 2022. Conforme Valeska, serão realizados exames bucais e entrevistas durante visitas domiciliares das equipes dos centros de saúde que ajudarão a entender as necessidades da população sobre a atenção odontológica.

A administração municipal reforça ainda a importância de pesquisas como a SB Brasil para a especialização cada vez maior dos serviços odontológicos de Florianópolis.

saúde bucal de Florianópolis é reconhecida nacionalmente como umas das melhores do país – Foto: PMF/Divulgação/NDsaúde bucal de Florianópolis é reconhecida nacionalmente como umas das melhores do país – Foto: PMF/Divulgação/ND

 Mais sobre a saúde bucal no município

O Programa de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, segue a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente – que é o programa que tem por objetivo desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal através de uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico no SUS (Sistema Único de Saúde).

O atendimento é prestado para a população de todas as faixas etárias, desde o bebê, com atendimento agendado a partir do primeiro mês de vida, para orientações sobre cuidados bucais, crianças e adolescentes com acompanhamento dos escolares, e mais tarde na idade adulta e terceira idade. Os atendimentos ocorrem nos Centros de Saúde, Centros de Especialidades Odontológicas e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Como procurar atendimento

O usuário deve procurar o centro de saúde que é referência em seu território.

A equipe de saúde bucal dos centros de saúde municipais é responsável pelo primeiro cuidado em saúde da população do seu território, realizando a avaliação inicial do paciente e o tratamento básico necessário. Dentre os tratamentos estão: ações de educação, promoção da saúde e prevenção como profilaxias e aplicação de flúor gel, realizam também os procedimentos cirúrgico-restauradores, conforme as necessidades identificadas, como restaurações dentárias, extrações e tratamento de problemas gengivais.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis

Loading...