Florianópolis confirma passaporte da vacina, Réveillon e Carnaval; veja como vai ser

Decreto será publicado em outubro e exigência entrará em vigor ainda em 2021 ; prefeitura organiza a realização de queima de fogos e o tradicional carnaval

Florianópolis confirmou nesta sexta-feira (1º) a obrigação do passaporte de vacinação da Covid-19 para eventos acima de 500 pessoas. Além disso, o Réveillon terá queima de fogos na Beira-Mar Norte.

De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, os adultos deverão apresentar o esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a dose única da Janssen. Enquanto isso, adolescentes de 12 a 17 anos devem ter, no mínimo, a aplicação da primeira dose.

Florianópolis confirmou, nesta sexta-feira (1º) a obrigação do passaporte de vacinação da Covid-19 para eventos acima de 500 pessoas – Foto: Divulgação/PMF/NDFlorianópolis confirmou, nesta sexta-feira (1º) a obrigação do passaporte de vacinação da Covid-19 para eventos acima de 500 pessoas – Foto: Divulgação/PMF/ND

O decreto com a definição das regras será publicado ainda em outubro no DOM (Diário Oficial do Município) de Florianópolis. No entanto, a expectativa é que a exigência comece a valer a partir de 16 de novembro.

A estratégia é estimular a imunização e garantir a segurança dos moradores. Conforme o último mapa de risco, a Grande Florianópolis apresentou piora dos níveis de transmissão da Covid-19, mas a vacinação garantiu que o nível de atenção com a doença não aumentasse.

Cuiabá (MT), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Recife (PE), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS) estudam a possibilidade da cobrança do passaporte. Outras 12 capitais já definiram a exigência.

Queima de fogos durante a virada do ano e Carnaval

A Prefeitura de Florianópolis afirma que deve ocorrer a queima de fogos na Avenida Beira-Mar Norte durante a virada do ano, mas sem shows. O evento deve ser cancelado apenas se o quadro da pandemia do coronavírus piorar. O processo licitatório para o evento já foi aberto e, caso não ocorra, a prefeitura não pagará pelo contrato.

Diferente do que foi confirmado pelo prefeito Gean Loureiro (DEM) ao SC no AR, não ocorrerá a queima de fogos nos bairros da Capital por questão de “logística e segurança”.

Além disso, existe a expectativa de que o carnaval de rua e o desfile das escolas de samba sejam realizados em 2022. Ainda conforme a prefeitura da Capital, a situação dependerá do momento da pandemia, mas existe a confiança para que concretize.

Os assuntos serão abordados durante a apresentação do “Verão da Virada Floripa 2021/22” na próxima segunda-feira (4). Além disso, estruturas nas praias, por exemplo, reativação e instalação de novos chuveiros e limpeza nas entradas da orla estarão em pauta. Assim como a instalação de quadras de esporte e o lançamento do calendário de Esporte, Cultura e Lazer. Planejamento para os sistemas de segurança, infraestrutura e educação também serão discutidos.

Projeção para o fim do uso de máscara

Em entrevista ao SC no Ar, o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), afirmou que avalia o fim da exigência do uso de máscaras. 

“Os números de Florianópolis são positivos, entretanto, nós precisamos avançar para ter uma situação ainda melhor. Mas a nossa expectativa é a de que até o final de novembro isso possa se concretizar. Para isso, a Prefeitura vai apresentar na segunda-feira (4) o projeto “Verão da Virada”, que envolve dezenas de iniciativas em todas as áreas, incluindo as programações festivas”, informou Gean.

Sobre o uso da máscara, o prefeito disse que “os estudos demonstram que com 90% da população vacinada, há condição de liberar o uso da máscara em locais abertos. Então, você faz isso gradativamente. O que nós precisamos é avançar na vacinação com o ciclo vacinal completo”.

Vacinação contra a Covid-19

Conforme o painel de monitoramento de Florianópolis, atualizado nesta sexta-feira (1º), mais de 300 mil pessoas já completaram o esquema vacinal, ou seja, 59% da população da Capital.

Além disso, 443.555 pessoas receberam, no mínimo, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Este número equivale a taxa de 87,17% dos moradores de Florianópolis.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...