Florianópolis divulga plano de vacinação contra Covid-19; veja etapas

Primeira fase será destinada aos trabalhadores da saúde, idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência e residentes acima de 75 anos

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (18) o plano municipal para vacinação contra a Covid-19.

O Estado recebeu 144 mil doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, na manhã desta segunda.

Vacinas chegaram em SC na manhã desta segunda-feira – Foto: Bruna Stroisch/NDVacinas chegaram em SC na manhã desta segunda-feira – Foto: Bruna Stroisch/ND

O planejamento leva em conta o anúncio ministerial de início da vacinação para esta segunda-feira.  As primeiras doses da vacina serão aplicadas simbolicamente em vacinadores do município.

A primeira fase será destinada aos trabalhadores da saúde que atuam no município, idosos acima de 60 anos acolhidos em Instituições de Longa Permanência, idosos acima de 75 anos residentes na cidade.

Confira:

Público alvo da primeira fase de vacinação – Foto: Divulgação/PMFPúblico alvo da primeira fase de vacinação – Foto: Divulgação/PMF

Entre os profissionais de saúde, a prioridade será para os que atuam no cuidado de pacientes graves. A estratégia é começar pelas UTIs e posteriormente seguir para os profissionais que atendem diretamente pessoas com sintomas da Covid-19, que serão vacinados em seus locais de trabalho.

Conforme a administração municipal, a ampliação para a imunização de outros profissionais ocorrerá conforme os quantitativos de vacina forem chegando.

Fases 2 e 3

Público alvo da segunda fase – Foto: Divulgação/PMFPúblico alvo da segunda fase – Foto: Divulgação/PMF

A Fase 2 será composta por pessoas de 60 a 74 anos residentes em Florianópolis. A terceira fase será para residentes no município com comorbidades especificadas no plano de vacinação, como diabetes, câncer, IMC acima de 40 e pessoas transplantadas, por exemplo.

Fase 3 da vacinação – Foto: Divulgação/PMFFase 3 da vacinação – Foto: Divulgação/PMF

As datas das próximas etapas serão divulgadas conforme envio dos imunizante e programação do Ministério da Saúde.

Etapas seguintes

Para as fases seguintes de vacinação, as pessoas que ainda não tiverem cadastro no sistema municipal de saúde (prontuário eletrônico) poderão, por meio de um aplicativo que deve ser lançado nos próximos dias, abrir cadastro sem se deslocar às unidades de saúde.

Fase 4 da vacinação – Foto: Divulgação/PMFFase 4 da vacinação – Foto: Divulgação/PMF

A população que já se consultou em algum centro de saúde, UPA ou Policlínica, já recebeu vacina em algum momento ou já obteve medicamento em alguma farmácia municipal, já possui um cadastro e poderá acessar seus dados pelo aplicativo.

Segurança das vacinas

O imunizante receberá escolta das forças policiais do almoxarifado de Florianópolis até os Centros de Referência de vacinação, que estão sendo fechados e serão divulgados nos próximos dias. A abertura dos Centros de Vacinação ocorrerá conforme a chegada de vacinas e da sua quantidade.

Os Centros de Saúde continuarão atendendo a população normalmente. A administração municipal lembra que os locais de vacinação, bem como outras informações sobre a campanha, serão divulgados assim que as doses chegarem ao Município.

Nesta primeira etapa, a vacina contra a Covid-19 não será feita em Centros de Saúde, mas diretamente nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e Instituições de Longa Permanência.

Sempre que novos lotes de vacinas chegarem ao município, as estratégias de cada etapa da campanha serão informadas.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde