Florianópolis divulga regras para abertura de pistas de dança em casas noturnas

Casas noturnas devem aprovar plano de contingência com Vigilância Sanitária Municipal para realização de eventos

Casas noturnas de Florianópolis que tenham a intenção de liberar a pista de dança para clientes precisarão apresentar um Plano de Contingência para a Vigilância.

A ação é prevista na portaria divulgada pelo governo de Santa Catarina no dia 27 de setembro, e foi reforçada pela prefeitura da Capital nesta terça-feira (5).

Os estabelecimentos que têm o interesse devem enviar o documento para o e-mail: fiscalizacaosanitariapmf@gmail.com.

Definição do plano de contingência – Foto: Reprodução/SESDefinição do plano de contingência – Foto: Reprodução/SES

Vale ressaltar que os locais devem seguir o protocolo nomeado pelo governo do Estado de “Evento Seguro” que tem as seguintes regras:

  • Público composto por pessoas imunizadas com esquema vacinal completo (com duas doses ou dose única) da vacina contra a Covid-19, ou pessoas que apresentem laudo de exame RT-PCR realizado nas últimas 72 horas ou Pesquisa de Antígeno de SARS-Cov-2 por swab realizado nas últimas 48 horas com resultado “negativo, não reagente ou não detectado”
  • Uso de máscaras de proteção individual, preferencialmente PFF2 ou N95 em ambientes indoor, por todos os participantes;
  • Estar contemplado no plano de manutenção, operação e controle (PMOC) os ambientes que possuírem sistema de climatização, garantindo a boa qualidade do ar, bem como a taxa de renovação do ar adequada de ambientes climatizados conforme resolução RE n° 9 de 16 de janeiro de 2003.

A medida é recomendada no Protocolo de Evento Seguro da Portaria Estadual e será cobrado pela fiscalização até a implantação do Passaporte da Vacina, previsto para o dia 16 de novembro.

Fiscalização

O organizador do evento terá que verificar e fiscalizar os comprovantes de vacinação e os exames negativos para Covid-19 dos clientes já na entrada do estabelecimento.

Para comprovar que completou o ciclo vacinal, o cliente deve apresentar comprovante de vacinação através do aplicativo “Conecte SUS” ou por meio de comprovante, caderneta ou cartão de vacinação impresso.

Para comprovação do resultado negativo do exame RT-PCR ou Pesquisa de Antígeno de SARS-Cov2, o cliente deverá apresentar o laudo impresso que deverá ficar retido pelo estabelecimento por até 30 dias para auditoria.

Organizador do evento terá que verificar e fiscalizar os comprovantes de vacinação e os exames negativos – Foto: PixabayOrganizador do evento terá que verificar e fiscalizar os comprovantes de vacinação e os exames negativos – Foto: Pixabay

Em contato com a reportagem do ND+, a Secretaria de Saúde do município reforçou que continuará executando a força-tarefa nos finais de semana para verificar se os locais estão seguindo as regras previstas na portaria.

Essa fiscalização acontece em conjunto pela GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), SUSP (Superintendência de Serviços Públicos) e PM (Polícia Militar).

Passaporte da vacinação

De acordo com o Ministério da Saúde, todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal completo contra o coronavírus poderão emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, na opção “vacina” do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

Por meio da plataforma é possível acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação.

Como emitir o certificado pelo Conecte SUS Cidadão

Emissão do certificado na versão web:

  • Acesse https://conectesus.saude.gov.br;
  • Clique em “Cidadão”;Vá em “Vacinas”;
  • Em seguida, entre com seu cadastro no portal GovBR;Você será redirecionado para a página inicial, e será necessário clicar em “Vacinas” novamente;
  • Em seguida, suas informações estarão disponíveis;
  • Para imprimir ou visualizar o certificado, clique em “Carteira de Vacinação Digital”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...