Florianópolis lidera vacinação da Covid-19 entre as dez cidades mais populosas de SC

Primeira dose da vacina já foi aplicada em 36,7% dos habitantes da Capital catarinense, segundo vacinômetro

Florianópolis lidera o ranking da vacinação contra a Covid-19 entre entre as cidades mais populosas de Santa Catarina. A primeira dose da vacina já foi aplicada em 36,7% da população da Capital catarinense. Com relação à segunda dose, o município mantém a liderança, com 13% dos habitantes imunizados.

Ponto de vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis  – Foto: Divulgação/ PMFPonto de vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis  – Foto: Divulgação/ PMF

Ao todo, foram 253.496 doses de vacina aplicadas até o momento. Os dados são fornecidos pela plataforma Vacinômetro SC, do governo do Estado, e foram atualizados na tarde desta terça-feira (8).

Conforme apurado pelo ND+, a expectativa do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, é de que todos os adultos estejam vacinados até o fim do mês de setembro de 2021.

Com população estimada em 508 mil, a Capital é a segunda cidade com o maior número de habitantes do Estado, atrás apenas de Joinville, com 597 mil.

O município mais populoso de SC, no entanto, ocupa apenas a oitava colocação quando se trata da aplicação da primeira dose da vacina (23,2%). O reforço vacinal foi feito em 9,6% da população de Joinville, o que coloca o município no sétimo lugar no ranking.

Por outro lado, a cidade de São José, – quarta mais populosa do Estado (250 mil) – assim como a vizinha Florianópolis, também apresenta dados positivos com relação à vacinação contra o novo coronavírus.

Até esta terça, 32% dos josefenses já havias sido vacinados com a primeira dose e 12,8%, com a segunda. Os números colocam São José no segundo lugar do ranking da vacinação entre as dez cidades mais populosas de SC.

Lages, a décima cidade mais populosa do Estado, com cerca de 157 mil habitantes, fecha o pódio da vacinação, com o terceiro lugar. O vacinômetro indica que 29,6% da população já recebeu a primeira dose e 11,6%, a segunda.

Confira o balanço da vacinação no gráfico:

O secretário de Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, atribui a boa colocação do município no ranking ao ritmo rápido e à ampliação da vacinação. O ND+ entrou em contato com a prefeitura de São José, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

No balanço estadual, 25% da população de Santa Catarina foi imunizada com a primeira dose. Até esta terça, o reforço da vacina havia sido feito em 10% dos habitantes do Estado.

Ampliação de idades e grupos

Florianópolis começa nesta quarta-feira (9), a vacinação de pessoas de 54 anos ou mais, sem comorbidades. A aplicação das doses ocorrerá em pontos fixos. Os outros grupos que já estavam recebendo a vacina, também serão imunizados. Os pontos fixos para pedestres funcionam das 9h às 16h.

Os locais são: centro de eventos Luiz Henrique da Silveira; Beira-mar Continental; centro de eventos da UFSC; antigo aeroporto e Floripa Shopping. O ponto fixo localizado no SEAD/UFSC funciona das 7h30 às 18h30.

Também na quarta, a prefeitura de São José começa a vacinar moradores com 55 anos ou mais. Os demais grupos, assim como a segunda dose para aqueles que já completaram o período após a dose 1, continuam sendo imunizados. A vacinação vai ocorrer das 9h às 16h.

No balanço estadual, 25,52% da população de Santa Catarina foi imunizada com a primeira dose – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação/NDNo balanço estadual, 25,52% da população de Santa Catarina foi imunizada com a primeira dose – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação/ND

Para agilizar a imunização, a orientação é que o morador faça o cadastro no site da prefeitura. Para o pedestre, o local de aplicação das doses é a praça CEU, no bairro Ipiranga. O drive-thru será no Centro Multiuso e no Shopping Continente.

A cidade de Lages também amplia a vacinação nesta quarta, com a aplicação das doses em profissionais da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. A imunização dos grupos já contemplados até o momento segue sendo realizada.

O ponto de vacinação drive thru será no parque Conta Dinheiro, das 8h às 17h. O ponto para pedestres será no Ginásio Jones Minosso, das 13h às 17h.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde