Florianópolis vai concluir vacinação de idosos acima dos 90 neste sábado; saiba onde

Até a manhã desta sexta-feira (12), foram vacinadas 737 de 2.150 pessoas deste grupo; imunização deve ser feita por 30 equipes de profissionais de saúde

Florianópolis realizará uma força-tarefa para concluir a vacinação de idosos acima de 90 anos contra a Covid-19 neste sábado (13). A imunização vai correr em todas as regiões do município para atender este público, como tem acontecido desde quarta-feira (10).

Vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 90 anos deve ser finalizada neste sábado (13) na Capital – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/NDVacinação contra Covid-19 em idosos acima de 90 anos deve ser finalizada neste sábado (13) na Capital – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/ND

A vacinação em idosos com mais de 90 anos começou na última quarta (10), com 737 pessoas vacinadas até a manhã desta sexta-feira (12). A prefeitura pretende finalizar esta fase de imunização até este sábado.

O prefeito Gean Loureiro (DEM) declarou em sua página no Twitter que a vacinação deste grupo seria por sistema drive-thru na segunda (8). Contudo, com base em uma avaliação técnica da Secretaria de Saúde da Capital, na terça (9), ele anunciou que este grupo receberá a vacina em casa. “Mais seguro e confortável”, afirmou Loureiro.

A imunização deve ser feita por 30 equipes de profissionais de saúde que estarão identificados com crachá e usando todos os equipamentos de proteção individual.

A visita domiciliar para a aplicação das vacinas será realizada pelas equipes de saúde do município, mesmo que as pessoas não tenham atendido o contato anterior, realizado por telefone. O objetivo é que todos os idosos com mais de 90 anos sejam vacinados.

Segundo a plataforma “vacinômetro” do município, que realiza a contagem de pessoas imunizadas, até o início da tarde desta sexta, foram  vacinadas 11.700 pessoas dos primeiros grupos prioritários contra a Covid-19 na Capital. 

Idosos na Capital

Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que há 1.800 idosos em Florianópolis. No entanto, segundo a prefeitura, o sistema de cadastro do SUS Municipal registra 2.150 idosos e a cada dia recebe novos inscritos.

A Secretaria de Saúde da Capital, por meio de sua assessoria, informa que “o aumento não irá impactar na dinâmica de imunização, e que todos os idosos serão vacinados normalmente”.

Ainda de acordo com a secretaria, o aumento do número de cadastros ocorre devido à migração deste grupo para a cidade. O motivo é que idosos passaram a residir em Florianópolis por conta da pandemia, em imóveis que, até então, eram usados apenas para veraneio.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde