Florianópolis reforça higienização e sanitização de espaços públicos durante a pandemia

Todas as semanas, as equipes da Comcap realizam o serviço em 72 centros de saúde e ambientes com maior fluxo de pessoas na cidade

Sanitização é realizada semanalmente em 72 centros de saúde da Capital pelas equipes da Comcap – PMF/Divulgação/ND

Florianópolis, uma das primeiras cidades brasileiras a sanitizar e higienizar espaços púbicos, reforça os procedimentos durante a pandemia do coronavírus. Semanalmente, a prefeitura, por meio da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital), realiza a sanitização de 72 centros de saúde da cidade. O posto drive-thru instalado pelo município no Titri (Terminal de Integração da Trindade) para testagem de pessoas com suspeita de Covid-19 também tem sido lavado e aspergido com solução de água e hipoclorito de sódio.

A higienização dos espaços públicos já é realizada desde o dia 13 de março na Capital e o desinfetante com cloro começou a ser aplicado nas ruas e ambientes no dia 21 do mesmo mês.  Mas, no último dia 10, a operação ganhou velocidade, alcance e repassou centros de saúde, hospitais, lavatórios e até associações de triadores de materiais recicláveis, que ainda estão fechadas por risco sanitário, impedindo a coleta seletiva.

Segundo a Comcap, as equipes percorrem todos os pontos da cidade onde há maior fluxo de pessoas. Para a ação, foram também introduzidos atomizadores costais para facilitar o acesso a hospitais, centros de saúde, farmácias e outras áreas que podem concentrar fluxo de pessoas durante o distanciamento social, como supermercados ou abrigos de passageiros.

“Treinamos funcionários para a realização deste serviço, para garantir a desinfecção dos ambientes por onde as pessoas circulam mais em nossa cidade. Trabalhamos em todas as frentes para combater o novo coronavírus, ampliamos a testagem, adquirimos material de proteção a todos e monitoramos os casos confirmados e suspeitos de Covid-19”, destaca o prefeito de Florianópolis.

Posto drive-thru instalado pelo município no Titri (Terminal de Integração da Trindade) para testagem de pessoas com suspeita de Covid-19 também tem sido lavado e aspergido com solução de água e hipoclorito de sódio – PMF/Divulgação/ND

Mais equipamentos e capacitação profissional

De acordo com a o município, dez conjuntos de atomizadores e pulverizadores costais foram comprados em regime de emergência para ajudar a cidade no combate à pandemia. Os equipamentos possibilitam o acesso dirigido aos locais. Em espaços mais amplos, como vias públicas, a higienização com hipoclorito de sódio segue sendo feita com três caminhões hidrojato.

O Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), da Comcap, treinou operadores para o uso dos equipamentos de proteção individual para o novo serviço de desinfecção. As máscaras são usadas para proteger as pessoas no uso e manipulação do produto, que é desinfetante e agente alvejante eficaz na eliminação de microorganismos.

Com o objetivo de proteger o trabalhador do efeito concentrado do produto durante a manipulação e aplicação, os empregados usam óculos, luvas, capas, botas e máscaras. O cloro não oferece risco aos passantes; deixa um odor parecido com o que fica na limpeza de casa com água sanitária.

“Acho muito importante essa iniciativa da prefeitura. Estou de quarentena, mas hoje precisei resolver uma pendência no comércio que havia adiado há um mês. Quando cheguei aqui já senti o cheiro do cloro, obrigada a todos os funcionários que trabalham todos os dias para que possamos encontrar a cidade assim, limpa e higienizada”, afirma Samara dos Santos, que foi até o Centro da Capital nesta quinta-feira (23).

Ecopontos para entrega de recicláveis também são percorridos pelos funcionários que realizam a desinfecção dos ambientes – PMF/Divulgação/ND

Calendário de sanitização por região de Florianópolis

REGIÃO LESTE

Segundas-feiras

Itacorubi

João Paulo/Saco Grande

Monte Verde

Terças-feiras

Santa Mônica

Jardim Anchieta

Quartas-feiras

Lagoa da Conceição

Canto da Lagoa

Canto dos Araçás

Osni Ortiga

Quintas-feiras

Joaquina

Praia Mole

Barra da Lagoa

Sextas-feiras

Rio Vermelho

Muquem

Regiões do Centro e Continente recebem a operação de sanitização todas as sextas-feiras – PMF/Divulgação/ND

CENTRO

Sextas-feiras

Agronômica

Benm-estar animal

Centro saúde Centro

Caps ad Ilha

Caps Sicentro

Policlinica Centro

Centro de Controle de Zoonoses

Córrego Grande

Itacorubi

João Paulo

Mont Serrat

Pantanal

Prainha

Saco Grande

Saco dos Limões

Trindade

NORTE DA ILHA

Segundas-feiras

Jurerê

Ratones

Vargem Pequena

Vargem Grande

Quintas-feiras

UPA Norte

Ponta da Canas

Canasvieiras

Cachoeira

Sextas-feiras

Ingleses

Santinho

SUL DA ILHA

Segundas-feiras

Açores

Armação

Pântano do Sul

Morro das Pedras

Terças-feiras

Campeche

Rio Tavares

Fazenda Rio Tavares

Quartas-feiras

Ribeirão da Ilha

Freguesia do Ribeirão

Alto Ribeirão

Caeira da Barra do Sul

Tapera

Jardim Castanheiras

Areias do Campeche

Cachoeira do Rio Tavares

Sextas-feiras

Carianos

CONTINENTE

Sextas-feiras

Abraão

Balneário

Capoeiras

CAPs ad

Coloninha

Coqueiros

Estreito

Jardim Atlântivo

Monte Cristo

Novo Continente

Policlínica Continente

Sapé

UPA Continente

Vila Aparecida

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis