Florianópolis tem novo decreto contra Covid-19 por feriado prolongado em SP

Presença de turistas de São Paulo, epicentro do coronavírus no país, preocupa prefeitura da Capital catarinense

O prefeito Gean Loureiro (DEM) publicou, na manhã desta quarta-feira (20), um decreto que reforça as medidas de enfrentamento à Covid-19 em Florianópolis nos próximos dias. Isso se deve ao início do feriado prolongado em São Paulo, epicentro da doença no Brasil, que dura até 25 de maio.

Presença de turistas de São Paulo em Florianópolis preocupa prefeitura – Foto: Divulgação/GMF

“Sabemos que Florianópolis é um dos destinos preferidos dos paulistas e isso nos deixa felizes. Mas neste momento de pandemia, não é hora de deslocamentos ou turismo”, disse o prefeito.

Leia também:

As medidas

O decreto municipal proíbe novas locações de imóveis residenciais via imobiliárias, aplicativos e plataformas de busca e reservas no período de 20 a 25 de maio para moradores da cidade de São Paulo.

Além disso, os hotéis e pousadas devem reforçar todas as medidas de prevenção, especialmente a verificação de temperatura de todos os
hóspedes paulistanos.

A Capital catarinense ainda vai reforçar o controle no Aeroporto Hercílio Luz, que já possui barreira sanitária com medição de temperatura, testes rápidos e formulários de isolamento.

Barreiras sanitárias também serão instaladas em vias terrestres para abordar veículos vindos de São Paulo.

Para inibir aglomerações, equipes da Vigilância Sanitária e Guarda Municipal vão atuar no período noturno em bares e restaurantes.

O Município vai aumentar a fiscalização em caso de denúncias de festas particulares. Foi determinada a averiguação in loco de qualquer denúncia que afronte as medidas sanitárias vigentes.

Já a Secretaria de Segurança Pública, com apoio da Vigilância Sanitária, realizará blitz no período do feriado, para averiguação de veículos, especialmente aqueles com placas de São Paulo.

As condições de saúde dos passageiros serão avaliadas via aferição da temperatura corporal e verificação de outros sintomas relacionados à Covid-19.

+

Saúde