Florianópolis vacina acima da estimativa do IBGE e precisa de mais doses, diz prefeitura

Ofício enviado à secretária de Saúde, Carmen Zanotto, afirma que Capital tem vacinado contra Covid-19, em média, 11,5% a mais da população prevista

A Prefeitura de Florianópolis enviou, nesta quinta-feira (1º), um ofício à secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, informando que o público apto a receber a vacina contra a Covid-19 de acordo com as faixas etárias estipuladas pelo Plano Nacional de Imunização é maior do que o mensurado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

vacinação florianópolisDona Lauda Maris polli Beretta, de 67, recebeu a primeira dose e já marcou a segunda para o dia 20 de abril. “É um alívio”, comenta. “Estou mais tranquila agora”, completa – Foto: Leo Munhoz/ND

Sendo assim, o ofício aponta que o município já vacinou 4 mil pessoas a mais do que o esperado pelo censo, em relação aos idosos acima de 67 anos.

Florianópolis tem vacinado, em média, 11,5% a mais da população prevista pelo IBGE para as faixas etárias vacinadas até o momento. Foram 4.804 doses a mais nas faixas etárias de até 67 anos”, afirma o documento.

dados vacinaçãoTotal de vacinados em Florianópolis segundo a Prefeitura de Florianópolis – Foto: Foto Reprodução PMF

Por isso, a prefeitura de Florianópolis requisita ao governo de Santa Catarina que considere um acréscimo de 20% a mais de doses para o município.

“Solicita-se a reposição de 4.804 doses (D1) aplicadas a mais nas faixas etárias de 75 a 67 anos, e que na distribuição das próximas doses para o município de Florianópolis seja considerada a estimativa de pelo menos 20% a mais de doses para cada faixa etária”, solicita a prefeitura.

Quantidade de líquido nos frascos

Além disso, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) também fez uma queixa técnica ao Estado. No registro, a secretaria pede que o governo estadual repasse ao Ministério da Saúde a observância sobre a quantidade de líquido menor do que o esperado em cada frasco de vacina.

“Após ter sido autorizada pela Anvisa a redução do volume do frasco da vacina Coronavac, que passou de 6,2 ml para 5,7 ml de líquido, tem sido observado que vários frascos dos lotes 210063 têm apresentado 9 ou mesmo 8 doses, o que significará uma perda de 20% das doses neste lote”, diz o ofício.

Quantidade de líquido nos frascos

A nova remessa de vacinas contra Covid-19 recebida por Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (1º) começará a ser distribuída aos municípios apenas no sábado (3). Ao todo, foram entregues 309.050 doses de imunizantes. Deste total, 18.250 são da vacina Oxford/Astrazeneca e 290.800 da Sinovac/Butantan.

De acordo com nota emitida pela SES na tarde desta sexta-feira (2), durante a reunião extraordinária tripartite realizada em 30 de março, foi divulgado um novo cronograma de entrega das vacinas Sinovac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz ao Ministério da Saúde para este mês de abril.

A SES esclarece ainda que houve a inclusão do grupo de profissionais das forças de segurança e salvamento, e forças armadas na prioridade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde