Florianópolis vacina segunda e terceira dose contra Covid-19 neste sábado

As pessoas que precisam tomar a segunda dose e o prazo para o intervalo termina segunda-feira (27) já podem se dirigir a um dos postos de imunização na Capital

A Prefeitura de Florianópolis aplica neste sábado (25) a segunda dose e a terceira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 durante todo o dia, em idosos de 75 anos ou mais que já tenham tomado a primeira dose há pelo menos seis meses e adultos com alto grau de imunossupressão.

Sabadão reforçado: município aplica segunda e terceira dose em idosos e imunodeprimidos da vacina contra a Covid-19 – Foto: PMF/Divulgação/NDSabadão reforçado: município aplica segunda e terceira dose em idosos e imunodeprimidos da vacina contra a Covid-19 – Foto: PMF/Divulgação/ND

A vacinação ocorre nos mesmos pontos de vacinação, em drive-thrus e pontos fixos de vacinação. Quem precisa tomar a segunda dose – com exceção dos vacinados com a coronavac – e tem a data prevista para a vacinação na segunda-feira (27) já pode se dirigir a um dos postos de vacinação neste sábado (25), orienta o município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, hoje, 7.200 pessoas ainda precisam tomar a terceira dose na cidade. No caso da segunda dose, neste sábado (25) é a data que vence o prazo para 5.877 pessoas receberem o imunizante e ainda há 25.213 doses atrasadas.

Garantir a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus é fundamental para garantir a imunização completa contra a doença, alertam médicos e profissionais da saúde. A segunda dose é necessária para as vacinas coronavac, pfizer e astrazeneca. Apenas o imunizante da Janssen requer somente uma dose para a proteção contra a Covid-19.

Além da proteção individual ficar comprometida, quem não retornar para receber a segunda dose prejudica as ações do poder público para frear a pandemia. A imunização completa de maioria da população reduz a circulação do vírus, o número de doentes e, consequentemente, de mortes pela enfermidade.

Já no caso da terceira dose, de reforço, para os idosos e imunodeprimidos, profissionais de saúde apontam dois fatores importantes para a aplicação das doses, o surgimento de variantes e o controle da transmissão do vírus.

O ideal, de acordo com eles, é que toda a população mundial tivesse recebido os imunizantes de uma vez, o que reduziria rapidamente a transmissão. No entanto, isso não foi e não é possível, pois a pandemia pegou a todos de surpresa e foi preciso um tempo até as empresas finalizarem as pesquisas, estudos, conseguissem a aprovação dos governos mundiais e, desta forma, começassem produção e distribuição das vacinas.

Enquanto isso, a transmissibilidade continuou alta e surgiram novas cepas. Desta forma, para proteger essa parcela da população que já recebeu as vacinas há algum tempo, também das novas variantes, é realizado no momento este reforço da imunização.

Prazos para segunda dose neste sábado (25)

Pfizer – 8 semanas; (se vencer na segunda [27], pode receber neste sábado)

Astrazeneca – 12 semanas; (se vencer na segunda [27], pode receber neste sábado)

Coronavac – 28 dias da segunda dose.

Confira os pontos de vacinação neste sábado (25)

Drive-thru das 9h às 17h:

Centro de Eventos da UFSC;Beira-mar Continental;Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;Antigo Aeroporto.

Pontos fixos das 9h às 18h:

Centro de Eventos da UFSC;Estádio Orlando Scarpelli; Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;Antigo Aeroporto;Floripa Shopping;SEAD/Centro, próximo ao Hippo.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis

Loading...