Floripa se Liga na rede realiza mais de 1.960 inspeções em imóveis da Capital

Programa atua de segunda a sexta-feira, durante todo o ano, com o objetivo de promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto

Desde o início de janeiro até a primeira semana de dezembro o Floripa Se Liga na Rede, programa da Prefeitura de Florianópolis que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto, realizou mais de 1.960 inspeções e 820 retornos nos locais vistoriados pelas equipes da iniciativa.

Floripa se Liga Rede realizou, nesse ano, mais de 500 inspeções no Centro, mais de 480 no bairro Agronômica e mais de 980 em Coqueiros, apontam os números da ação – Foto: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede/Divulgação/NDFloripa se Liga Rede realizou, nesse ano, mais de 500 inspeções no Centro, mais de 480 no bairro Agronômica e mais de 980 em Coqueiros, apontam os números da ação – Foto: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede/Divulgação/ND

Foram mais de 500 inspeções no Centro, mais de 480 no bairro Agronômica e mais de 980 em Coqueiros, apontam os números da ação.

Nos últimos meses, o programa realizou pelo menos duas ações de mobilização social na Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha. Nestas ocasiões, foi montada uma tenda e distribuídos ecobags, brindes, mudas de planta, materiais do programa, camisetas e outras peças para divulgar a iniciativa e estimular que as pessoas agendem as inspeções.

Um dos novos pontos que receberam as ações do Floripa Se Liga na Rede é o loteamento Jardim Nova Cachoeira, onde o programa começou uma atuação para verificar a situação da rede coletora de esgoto no local.

Ações em imóveis que não comunicaram regularização

Nos últimos meses, o programa focou as atividades também nos imóveis em que, mediante vistorias realizadas previamente, foram constatadas irregularidades simples de serem resolvidas, no entanto, os proprietários não entraram mais em contato com o município para comunicar a regularização destes problemas.

Apenas no mês de agosto, cerca de 1.500 imóveis da região central da cidade, por exemplo, receberam um último comunicado para agendar a inspeção gratuita das equipes e comprovar que estão com as suas ligações de esgoto regularizadas.

Para agendar a inspeção, o (a) responsável deve enviar mensagem de WhatsApp para (48) 98821-6499

De acordo com Laudelino de Bastos e Silva, secretário-adjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis, o programa registra hoje um grande volume de imóveis nestas situações. “Depois de vencido o prazo de 30 dias os proprietários não entraram mais em contato com as equipes. Estamos falando de milhares de unidades, em que passados um, dois, três, quatro, oito meses não houve retorno”, explica.

Nos últimos meses, o programa realizou pelo menos duas ações de mobilização social na Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha – Foto: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede/NDNos últimos meses, o programa realizou pelo menos duas ações de mobilização social na Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha – Foto: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede/ND

Ações realizadas em paralelo

De acordo com o secretário, para combater o problema, as equipes do programa realizaram duas ações, de forma paralela.  A primeira criou um folder específico que comunicava às pessoas que esta era a última chance para esses imóveis entrarem em contato com o programa e se regularizar. “Organizamos uma operação de entrega em cada um desses imóveis para que fosse agendada a inspeção. O que percebemos é que muitos haviam se regularizado, mas não entraram em contato novamente com o programa. Em outros casos, as pessoas queriam saber mais informações e, com o nosso apoio, conseguiram dar continuidade ao processo. Então, a iniciativa foi muito positiva e eficaz”, explica.

Como se regularizar

A Prefeitura de Florianópolis alerta que todos os imóveis pendentes já tiveram seus dados repassados aos órgãos de fiscalização, mas ainda podem se antecipar a multas, intimações e autuações agendando a inspeção – seja a primeira, seja a de retorno – do Floripa Se Liga Na Rede.

Os proprietários de imóveis já inspecionados e considerados irregulares devem, concluídas as obras de adequação, entrar em contato novamente para que o Floripa Se Liga Na Rede possa realizar novos testes e comprovar a regularidade, finalizando o processo.

Mais sobre o programa

O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, realizado em parceria com a Casan e executado pela Echoa Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto, atendendo bairros específicos por vez.

Uma das frentes da política de saneamento básico de Florianópolis, o programa oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede. O agendamento da inspeção fica a cargo do(a) morador(a) ou proprietário(a).

O Floripa se Liga na Rede atua de segunda a sexta com inspeções agendadas, das 9h às 17, no Centro, Coqueiros e na Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis

Loading...