Floripa Se Liga na rede retoma atividades no Centro, em Coqueiros e no Norte da Ilha

Atividades da força-tarefa Blitz Sanear, que também estavam suspensas devido ao agravamento da pandemia, voltaram a ser realizadas nesta segunda-feira (29)

O Floripa Se Liga Na Rede retomou os serviços de inspeção das ligações de esgoto em imóveis do Centro e de Coqueiros, no Continente, que estavam suspensas há mais de três semanas devido ao agravamento da pandemia de Covid-19. As atividades voltaram a ser realizadas desde a última quarta-feira (24).

Os moradores que receberam[ comunicado ou desejam agendar retorno de regularização deverão entrar em contato exclusivamente via mensagem de WhatsApp para (48) 98821-6499 – Foto: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede/PMF/Divulgação/NDOs moradores que receberam[ comunicado ou desejam agendar retorno de regularização deverão entrar em contato exclusivamente via mensagem de WhatsApp para (48) 98821-6499 – Foto: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede/PMF/Divulgação/ND
As operações da Blitz Sanear, força-tarefa formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), Casan, Prefeitura da Capital e Echoa Engenharia, que também estavam interrompidas desde a primeira semana de março, também retomaram as atividades nesta segunda-feira (29).

Durante esse período de interrupção, informa o município, as equipes técnicas do programa realizaram somente ações que não exigiam contato com moradores como a entrega de comunicados e verificação de pontos específicos da rede coletora para a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).

De acordo com Laudelino de Bastos e Silva, secretário-adjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis, todos os agendamentos foram remarcados. “Voltamos com agenda cheia no Centro e em Coqueiros, os dois bairros onde o programa hoje se encontra. Além disso, o Se Liga na Rede está deslocando duas equipes para a Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha. O objetivo é dar prosseguimento ao trabalho feito em Ponta das Canas, entre 2019 e 2020. Temos ações de comunicação e divulgação por lá planejadas para essa e para a próxima semana”, afirma.

Quem recebeu comunicado ou deseja agendar retorno de regularização do Se Liga na Rede deverá entrar em contato exclusivamente via mensagem de WhatsApp para (48) 98821-6499.

A Prefeitura de Florianópolis montou e colocou em prática, no ano passado, um plano estratégico de atuação que prevê ações intensivas de fiscalização principalmente na região da Lagoa das Docas, após ação civil pública do  MPF-SC (Ministério Público Federal em Santa Catarina).

Desde o início da pandemia, o Floripa Se Liga Na Rede adotou um protocolo de prevenção e segurança, desenvolvido com base em recomendações da Anvisa – Foto: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede/PMF/Divulgação/NDDesde o início da pandemia, o Floripa Se Liga Na Rede adotou um protocolo de prevenção e segurança, desenvolvido com base em recomendações da Anvisa – Foto: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede/PMF/Divulgação/ND

Protocolo de prevenção e segurança

Moradores de imóveis que haviam agendado inspeção antes da paralisação do serviço foram contactados para reagendamento em nova data. Quem recebeu comunicado ou deseja agendar retorno de regularização deverá entrar em contato exclusivamente via mensagem de WhatsApp para (48) 98821-6499.

Desde o início da pandemia, o Floripa Se Liga Na Rede adotou um protocolo de prevenção e segurança, desenvolvido com base em recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), trazendo uma série de novos procedimentos de agendamento, inspeção e pós-inspeção voltados à proteção de técnicos e moradores.

Além dos equipamentos utilizados pela equipe técnica e da higienização constante de todos os materiais de trabalho, existe a possibilidade de o cidadão escolher entre dois tipos de inspeção: a tradicional segura, com regras extras de segurança, e a guiada, em que a presença dos técnicos fica restrita às áreas externas do imóvel. Os testes de pontos hidráulicos localizados em áreas internas e privativas, neste modelo de inspeção, serão realizados pelo próprio morador, orientado passo-a-passo via rádio.

Saiba mais sobre o programa

 O Floripa Se Liga Na Rede é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, realizado em parceria com a Casan e executado pela Echoa Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto, atendendo bairros específicos por vez. Hoje, as equipes encontram-se no Centro e em Coqueiros e Itaguaçu, no Continente.

Uma das frentes da política de saneamento básico de Florianópolis, o programa oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede, com prazo para regularização. O agendamento da inspeção fica a cargo do(a) morador(a) ou proprietário(a).

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis