FOTOS: Gêmeos univitelinos nascem em São Francisco do Sul

Gêmeos Matheus e Davi Biazotto nasceram na Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul

Uma fofura, ou melhor, duas fofuras nasceram Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG), em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina.

mãe com os gêmeos nos braçosA mãe Gabriela com Matheus e Davi nos braços – Foto: Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça/Divulgação ND

O nascimento dos gêmeos univitelinos – gerados em uma única fecundação  – ocorreu na madrugada desta quarta-feira (1). O parto foi de cesárea.

Segundo Gabriela Célia Ferreira, 26 anos, mãe dos gêmeos, a “bolsa rompeu” durante a noite e a família acionou os Bombeiros Voluntários da cidade para socorrê-la.

Moradora do bairro Ubatuba, Gabriela estava com 39 semanas de gestação e tinha consulta marcada em Joinville nesta sexta-feira (3). Apesar de ser um parto de risco elevado, não houve tempo suficiente para transportar Gabriela até Joinville, onde há suporte especializado para esse tipo de parto.

Ela começou a ter as contrações e rompeu a bolsa bem no período em que grande parte de São Francisco do Sul ficou às escuras na noite de quarta por causa de uma árvore que caiu em cima de uma linha de transmissão. A energia elétrica só voltou às 4h30 desta quarta-feira.

mãe com os gêmeos no coloFOFURAS: Gêmeos univitelinos – Foto: Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça/Divulgação ND

Os bombeiros decidiram, então, levá-la à maternidade do HMMNSG, onde a equipe de plantão liderada pela médico obstetra Hamilton Camargo Gamba que se mobilizou imediatamente para fazer o parto.

Graças ao pronto atendimento e ao trabalho de toda a equipe de plantão, Matheus Biazotto nasceu com 2.295 gramas e Davi Biazotto, com 2.435 gramas. Mãe e filhos passam bem e estão sob observação no hospital.

Em conversa com a equipe assistencial do hospital, Gabriela falou que tinha o desejo de fazer cesárea no hospital, pois sua filha mais velha também nasceu na unidade.

“Os profissionais de plantão me deram toda a assistência e tranquilidade necessárias para o parto. Foi tudo muito tranquilo”, afirmou.

Como acontece a gestação de gêmeos univitelinos

É quando ocorre uma única fecundação, o encontro de um espermatozoide do pai com um óvulo da mãe para formar uma célula. Essa célula se chama zigoto. Ao invés de formar uma pessoa, o zigoto se divide e origina dois zigotos independentes que formarão dois bebês idênticos geneticamente.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...