Foz do Rio Itajaí segue em nível gravíssimo para Covid-19

Novo mapa mostra região em alerta máximo em três das quatro competências da matriz, divulgada pelo Governo do Estado

Já são duas semanas em que a região da Foz do Rio Itajaí está em alerta máximo para a Covid-19. O novo mapa de risco divulgado pelo governo do Estado mostra a região em nível gravíssimo em três das quatro dimensões da matriz.

Além da Foz do Rio Itajaí, outras 14 regiões catarinenses também estão no nível gravíssimo. A única que está em nível grave é Região Carbonífera, no Sul do Estado.

Novo mapa de risco potencial para contágio pelo coronavírus mostra 15 regiões em nível gravíssimo – Foto: Aline Teixeira Leite Camargo/NDNovo mapa de risco potencial para contágio pelo coronavírus mostra 15 regiões em nível gravíssimo – Foto: Aline Teixeira Leite Camargo/ND

A região é composta por 11 municípios (Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo), e até a última quinta-feira (18) contabilizava 627.386 casos da doença, além de 6.844 óbitos.

Dimensões do mapa

A região está em nível grave na dimensão “transmissibilidade” do mapa, que mede a variação no número de confirmação positiva e casos infectantes.

Nas demais dimensões, a região está no nível vermelho: evento sentinela, que mede a ocorrência de óbitos por COVID-19; monitoramento, que mede o percentual de positividade de exames RT-PCR do Lacen; e capacidade de atenção, que é o nível de ocupação de leitos de UTI Covid.

79,7% dos leitos de UTI da região estão ocupados – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom/ND79,7% dos leitos de UTI da região estão ocupados – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom/ND

Ocupação das UTI

De acordo com o painel do governo do Estado, a região está com 79,73% dos leitos de UTI Covid ocupados. No Hospital Marieta Konder Bornhausen, dos 69 leitos disponíveis, 17 estão livres, ou seja, 75,36% de ocupação.

Já em Balneário Camboriú, a ocupação é de 85,71%. Dos 28 leitos ativos, apenas quatro estão disponíveis. No Hospital Infantil Pequeno Anjo, todos os leitos de UTI Covid estão disponíveis.

Acesse e receba notícias de Itajaí e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde