Gagueira e soluço também podem ser sinais da infecção pelo coronavírus

Levantamento britânico revela casos de pacientes com sintomas fora do comum que testaram positivo para a Covid-19

Apesar de os sintomas mais comuns da Covid-19 já estarem claros entre a comunidade científica e a população, o coronavírus pode ser responsável por outros sinais menos óbvios.

Outros sinais estranhos já documentados são queda de cabelo repentina, zumbido nos ouvidos, visão duplicada e até dificuldade para urinar – Foto: PIXABAY/METRÓPOLESOutros sinais estranhos já documentados são queda de cabelo repentina, zumbido nos ouvidos, visão duplicada e até dificuldade para urinar – Foto: PIXABAY/METRÓPOLES

De acordo com especialistas do CoroNerve, um grupo criado no Reino Unido para monitorar complicações neurológicas da Covid-19, há casos de pessoas com psicose, gagueira e até soluços causados pelo vírus.

Na França, por exemplo, uma mulher de 33 anos foi internada após ter sido encontrada pela família no porão de um prédio, completamente nua, ouvindo vozes e sem conseguir falar direito.

Sem histórico de problema mental, os médicos decidiram fazer um teste de Covid-19, que deu resultado positivo. Segundo os especialistas, o coronavírus invadiu o sistema nervoso central da paciente e causou “múltiplas consequências neurológicas e psiquiátricas”.

Nos Estados Unidos, o caso de uma mulher de 53 anos também chamou a atenção. Ela foi admitida no hospital com sintomas normais de Covid-19, como tosse, falta de ar e febre, mas também com uma gagueira que surgiu durante a noite.

Ela passou uma semana com o sintoma após testar positivo para o coronavírus. Quando foi considerada curada, a gagueira também desapareceu. Os médicos acreditam que o vírus atacou a parte do cérebro responsável por controlar a fala.

Até soluços podem ser relacionados ao vírus, como mostra um outro caso nos Estados Unidos. Um homem de 62 anos sem nenhum outro sintoma apresentou apenas soluço por quatro dias. Foram feitos raio-X e tomografia do pulmão, que mostrou lesões compatíveis com a Covid-19.

Os soluços só pararam depois que a infecção foi controlada. A hipótese dos especialistas é que o coronavírus atacou o músculo do diafragma, causando o sintoma.

Outros sinais estranhos já documentados são queda de cabelo repentina, zumbido nos ouvidos, visão duplicada e até dificuldade para urinar.

Os especialistas explicam que o coronavírus usa a proteína ACE2 para invadir as células e o receptor é muito comum em várias partes do corpo.

+

Saúde